Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1356
Título: OS IMPACTOS DA INDISCIPLINA NAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
Autores: PEREIRA, ALINE CRISTINA
OLIVEIRA, GISLAINE RANGEL SANTOS
Palavras-chave: Indisciplina
Relação professor-aluno
Ensino e aprendizagem
Data: 14-Dez-2017
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª. Ma. Maria das Dores Santos Silva.
Resumo: This paper presents a study on "The Impact of Indiscipline on the Teaching and Learning Process". Students’ indiscipline steadily grows as a product of a society in which human values such as respect, love, understanding, fraternity and family appreciation, among others,are ignored. This problem is present, daily, in the school environment. Teachers, coordinators and pedagogical teams seek to solve the cases of indiscipline in the classroom and in the school environment. This paper aims to reflect on the issue of indiscipline in schools and its implications, regarding the teaching and learning process, as well as to know the practices experienced by teachers in coping with indiscipline in the school environment, identifying what constitutes indiscipline, identifying problems that occur in school and that lead students to be considered undisciplined. These causes are linked to problems that are not only about school, but involves family and community. The study was carried out in two Espírito Santo State public schools of the municipality of Serra, through questionnaires, observations with students, teachers, pedagogues and coordinators. We believe that this study will allow teachers to reflect on the practices developed in the school, providing favorable paths for the transformation of these relationships, from a new look at the issue of indiscipline, that challenges the school and its social function of teaching and learning and to develop practices aimed at learning about social coexistence and citizenship.
Descrição: A indisciplina cresce como produto de uma sociedade na qual os valores humanos são, na maioria das vezes, ignorados, sendo uma questão desafiadora e presente na escola. Nesse sentido, este artigo tem por objetivo refletir sobre a questão da indisciplina no espaço escolar e suas implicações com relação às práticas de ensino e aprendizagem. O estudo foi realizado em duas escolas da rede estadual do município de Serra, por meio de questionários e observações com alunos, professores, pedagogos e coordenadores. Acreditamos que este estudo possibilitará a reflexão dos professores e demais sujeitos sobre as práticas desenvolvidas na escola, proporcionando caminhos favoráveis à transformação dessas relações a partir de um novo olhar para a questão da indisciplina que vem desafiando a escola, em sua função social de ensinar, aprender e a desenvolver práticas visando à aprendizagem da convivência social e de cidadania.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1356
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
OS IMPACTOS DA INDISCIPLINA NAS PRÁTICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM.pdf634.79 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.