Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1417
Título: CONTOS DE FADAS: SIGNIFICADOS OCULTOS QUE AUXILIAM NA FORMAÇÃO INFANTIL
Autores: SILVA, LAIS DE LAIA
PEREIRA, PALOMA LOPES
COSTA, ROBERTA MONTEIRO
Palavras-chave: Contos de Fadas
Psicanálise
Educação Infantil
Data: 10-Dez-2015
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª. Msc. Sandileuza Pereira da Silva.
Descrição: Este estudo tem como objetivo retratar as implicações dos contos de fadas na formação psicológica da criança identificando a associação desse mundo lúdico com os sentimentos da infância. Os primeiros contatos infantis com a literatura ocorrem com histórias de contos de fadas, contadas pelos pais, despertando o interesse das crianças pelas histórias infantis. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi utilizada a pesquisa bibliográfica como coleta de dados em livros, artigos e materiais eletrônicos que nos auxiliaram no entendimento sobre a temática. Após essa etapa inicial, foi feito uma entrevista com uma professora do Centro Municipal de Educação Infantil Ocarlina Nunes Andrade da Prefeitura de Vitória. Os resultados obtidos, a partir dessa investigação, demonstram que os contos de fadas, enquanto gênero da Literatura Infantil, facilitam o desenvolvimento da inteligência, interação, além de ser fonte de divertimento e prazer. Para muitas pessoas pode parecer brincadeira, mas na realidade é o marco inicial de uma cultura e, por isso, é fundamental fazer parte da prática pedagógica do professor no ambiente escolar.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1417
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CONTOS DE FADAS SIGNIFICADOS OCULTOS QUE AUXILIAM NA.pdf189.85 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.