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Título: ESTÁGIO SUPERVISIONADO: POSSIBILIDADES E AVANÇOS NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTEMPORÂNEA
Autores: CERQUEIRA, FABIOLA SOUZA
SANTOS, GRACIELI DOS
MONTEIRO, JOSIANE CAMPOS
ABELDT, ROSICLEIA
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Aprendizagem Prática
Formação Docente
Data: 10-Dez-2015
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade de Pedagogia da Serra - DOCTUM, como requisito para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Prof.ª Msc. Dorcas Rodrigues Silva de Recamán
Descrição: Sabemos que o aprendizado no estágio supervisionado é de grande importância para compor a formação de qualquer profissional, pois, a sua prática possibilita ao aluno aprendera partir das experiências nos diversos tipos de situação. Nesse sentido os autores, como Pimenta, Freire, Santos, dentre outros, afirmam que o estágio curricular exerce importante função na formação de professores, porque colabora com a construção da aprendizagem do aluno, constituindo-se enquanto elemento articulador no currículo do curso, aproximando a universidade com as escolas de educação básica e agindo como conexão entre teoria e prática. Assim posto, pretende-se responder ao seguinte questionamento: Qual a contribuição do estágio curricular para a formação docente? Na busca por respostas, pretende-se verificar a importância da relação teórico-prática para a formação docente; analisar a compreensão do aluno quanto à finalidade do estágio, sua aplicabilidade e contextualização, além de descrever sugestões, criticam e observações para o aprimoramento da pratica do estágio supervisionado. Neste estudo, utilizamos da pesquisa bibliográfica, documental e do questionário, como instrumentos metodológicos, que corrobora para as seguintes considerações finais: que a importância do estágio supervisionado na formação dos docentes se reflete nas experiências agregadas, nas formas de agir na prática e nas aprendizagens cotidianas, quanto ao método, recursos, incentivos, atividades, projetos e conteúdos programáticos. Tudo isso contextualizado na prática cotidiana da sala de aula, fazendo com que o professor assuma-se enquanto educador, que acredita assim como Paulo Freire (1996, p. 23) que “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1431
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