Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1456
Título: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: O PAPEL DO PEDAGOGO ENQUANTO CORDENADOR DE DISCIPLINA
Autores: LOPES, MARILENE TEIXEIRA
Palavras-chave: (In) Disciplina
Regras
Coordenador de Disciplina
Data: 8-Jul-2013
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Comunitária de Pedagogia da Serra – Rede de Ensino Doctum, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Professora Doutora Lilian Menenguci.
Descrição: Nosso estudo visa compreender a mediação do Coordenador Pedagógico frente aos conflitos no espaço escolar, tendo como justificativa o fato de que a temática (in) disciplina permeia o contexto e as relações entre os discentes, docentes, profissionais da escola e familiares. Optamos pela pesquisa de campo e utilizamos o questionário como instrumento de coleta de dados. Os sujeitos da pesquisa foram quinze alunos, cinco professores e oito coordenadores disciplinares, de uma escola publica municipal e uma escola da rede privada. Nosso arcabouço teórico baseou-se em Foucault, La Taille et al, Aquino e outros, que contribuem de forma interessante sobre a questão em foco. E assim concluímos que é preciso considerar as causas da indisciplina, bem como os significados das atitudes indisciplinares, que demonstrou respostas até então ‘escondidas’, e que as regras e dispositivos utilizados para ‘conter’ a indisciplina precisam ser mais bem trabalhados junto aos discentes. Na expectativa de iniciar uma caminhada para melhor atuação do Coordenador de disciplina é que se deu nosso empenho.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1456
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA O PAPEL DO PEDAGOGO ENQUANTO CORDENADOR DE DISCIPLINA.pdf695.86 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.