Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1461
Título: A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Autores: SOUZA, CLAUDIA PIMENTEL VIEIRA DE
SANTOS, FERNANDA DOS
Palavras-chave: Educação Infantil
Brincadeiras
Ensino e aprendizagem.
Data: 18-Dez-2012
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Comunitária de Pedagogia da Serra - Instituto Ensinar Brasil como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Ana Rita Ronchi.
Descrição: A presente pesquisa foi realizada em uma escola pública de Educação Infantil-CEMEI, no município de Serra/ES. Esse estudo surgiu da necessidade de aprimorarmos nossos conhecimentos em relação à brincadeira e em especial suas implicações em relação ao desenvolvimento das crianças. O objetivo geral deste trabalho foi compreender o papel atribuído à brincadeira no cotidiano escolar infantil em função da constatação de sua importância para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças. A Metodologia usada foi a abordagem qualitativa e os instrumentos utilizados para coleta de dados foram a observação e a entrevista, com a participação de professores e alunos. Esse estudo teve como base teórica a contribuição de Vigotsky (1998), Oliveira (2011), Rego (1995), Kishimoto (2005), Brougère (2008), Ariès (1981) entre outros. A resposta encontrada nos mostra que a importância das brincadeiras tem sido negligenciada nas práticas educacionais, sendo inseridas apenas nos momentos livres ou como passa tempo.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1461
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.pdf501.99 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.