Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1574
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM EMPRESA PRIVADA COMO FERRAMENTA PARA CONSTRUÇÃO DE UMA RELAÇÃO HARMONICA ENTRE O HOMEM X SAGUI
Autores: MOTA, GABRIELA TELES
QUEIROZ, GRAZIELE DA SILVA
Palavras-chave: Educação Ambiental
Saguis
Zoonoses
Data: 10-Dez-2013
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Superior de Educação da Serra, como requisito parcial para obtenção do grau de licenciado em Ciências Biológicas. Professor orientador Msc. Ronan Pereira Garcias Moreira.
Descrição: Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o conhecimento da interação entre os funcionários de uma empresa privada da Grande Vitória – ES em relação aos saguis-de-cara-branca (Callithrix geoffroyi) que fazem frequentes visitações ao local. Por serem animais pequenos, e muitas vezes aceitarem ser alimentados de formas inadequadas chamam bastante atenção dos humanos. Mas poucas pessoas sabem que esses animais podem transmitir sérias zoonoses. Os saguis são avistados quase que diariamente, portanto estão presentes na maioria dos momentos dos empregados na empresa, se tornando um atrativo e um divertimento para todos eles. Realizou-se um questionário pré-teste, e após a aplicação de uma palestra educativa, foi aplicado outro questionário pós-teste para comparar se surtiria algum efeito essa ação educativa em relação ao conhecimento desses entrevistados. Foi percebido um interesse muito grande por parte dos participantes e um aumento de conhecimento nos resultados apresentados neste trabalho. Notou-se que a falta de informação sobre educação ambiental, faz com que os funcionários tomem atitudes que são prejudiciais a si próprios e a estes animais, tais como ofertar-lhes alimentos humanos e de formas inadequadas, estimulando-os assim à sinantropia, muitas vezes sem saber que quanto mais próximo desses animais, maior é o risco de se contrair alguma zoonose.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1574
Aparece nas colecções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS



Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.