Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1579
Título: EDUCAÇÃO AMBIENTALTRABALHANDO COMO INSTRUMENTO DE ENSINO PARA PREVENIR E ORIENTAR PROBLEMAS CAUSADOS POR FUNGOS EM HORTAS
Autores: LUZIA, JEAN PAULO FIGUEIREDO
PIMENTEL, MARCOS VINICIOS
Palavras-chave: Educação Ambiental
Ensino
Horta
Fungos
Data: 10-Dez-2014
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto Superior de Educação da Serra do Instituto Ensinar Brasil como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciatura plena em Ciências Biológicas. Orientadora: Ana Paula Valentin Pereira.
Descrição: A educação ambiental é um assunto que vem sendo tratado desde o século XIX devido a preocupação com a disponibilidade dos recursos naturais. Seu conteúdo é fundamental para a formação do cidadão consciente. Através dela as pessoas conhecem os problemas que algumas ações da humanidade podem causar a natureza e através disso buscam estudar medidas para amenizar ou evitar o impacto. A educação ambiental também tem como ponto importante apresentar formas de desenvolvimento que não provoquem prejuízos para a sociedade e a natureza. Um dos primeiros contatos com a educação ambiental deve ser oferecido pela escola, é lá onde o senso crítico do aluno se desenvolve, através do ensino e suas aplicações práticas. O professor consegue relacionar o material de ensino ao dia a dia do aluno, a aprendizagem pode se tornar algo mais fácil, ajudando o aluno a investigar suas ações e atividades. O trabalho mostrou a importância da educação ambiental através da montagem de uma horta, para entender as relações que esta tem com os fungos. Para isso foi feita uma horta na escola com o auxílio de vinte e dois alunos do 6º e 7º ano (metade de cada turma) da escola Paulo Freire para mostrar na prática as aplicações dos conceitos apresentados sobre a educação ambiental e de como os fungos podem agir com relação às plantas utilizadas. O conteúdo de fungos presente no livro didático segundo os alunos é fácil de entender, porém o seu conhecimento mostra-se muito limitado. O mesmo é possível observar com relação ao conhecimento para tentar amenizar os impactos causados pela montagem de um horta. Os fungos acabam sendo vistos como um agente prejudicial sempre, e quando uma planta apresenta sinais de contagio os alunos não conhecem as medidas que devem ser tomadas para realizar um descarte adequado que não cause impactos ao meio ambiente e a si mesmos.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1579
Aparece nas colecções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS



Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.