Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1591
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorROSÁRIO, FERNANDA DE ANDRADE-
dc.contributor.authorSOUZA, LAURA SANTOS DE-
dc.date.accessioned2019-06-18T17:26:51Z-
dc.date.available2019-06-18T17:26:51Z-
dc.date.issued2017-07-12-
dc.identifier.citationTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Faculdade Doctum de Serra, como requisito à obtenção do título de licenciado em Ciências Biológicas. Orientadora: Msc. Rosângela Aparecida Müller de Barros.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/123456789/1591-
dc.descriptionOs recursos didáticos são ferramentas fundamentais para os processos de ensino e aprendizagem, e o jogo didático caracteriza-se como uma importante e executável alternativa para contribuir em tais processos, por favorecer a construção do conhecimento ao aluno. Assim, a proposta desenvolvida teve por objetivos elaborar, confeccionar, aplicar e avaliar o jogo didático no auxilio, na compreensão e aprendizagem dos conteúdos de Ciências. O jogo foi elaborado com base nas literaturas referentes aos conteúdos específicos do ensino de Ciências do sexto e sétimo anos do Ensino Fundamental II. O jogo de tabuleiro confeccionado foi aplicado aos alunos da escola pública estadual “Nova Carapina”, no município de Serra, estado do Espírito Santo. A metodologia do trabalho consistiu na análise de questionários aplicados antes e após a aplicação do jogo, mostrando os resultados dos alunos através desta metodologia de ensino. O resultado da aplicação do questionário prévio na turma A foi de 47,81% de acertos, a turma B obteve 40,63% de acertos, evidenciando que os alunos já apresentavam algum conhecimento sobre o assunto. O resultado do questionário, após intervenção na turma A, evidenciou um aumento de 6,57%, que pode ser considerado um bom resultado, o que indica que o jogo conseguiu gerar algum conhecimento. Pode-se inferir, também, em análise dos resultados obtidos, que o jogo elaborado pode auxiliar o professor no processo de ensino, bem como favorecer a apropriação desses conhecimentos pelo aluno. Após aplicação do jogo, uma cópia do jogo foi doada à escola pública estadual “Nova Carapina”.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectJogopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.titleA UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIASpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas colecções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A UTILIZAÇÃO DE JOGOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS.pdf884.37 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.