Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1600
Título: A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DA COMUNIDADE TRADICIONAL DA ILHA DAS CAIEIRAS (VITÓRIA-ES) SOBRE O MANGUEZAL E OS RESÍDUOS SOLÍDOS
Autores: REIS, DANIEL PEREIRA
GONÇALVES, ROSANA
Palavras-chave: Resíduo sólido
Educação ambiental
Preservação
Data: 10-Dez-2017
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Ciências Biológicas do Instituto Superior de Educação da Serra, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciatura em Ciências Biológicas. Área de Concentração: Educação Ambiental. Orientador: Profª. MSc. Rosângela Müller de Barros.
Descrição: O homem extrai da natureza seu sustento e bens materiais de que necessita para sobreviver, gerando impacto ambiental. A preservação consiste na possibilidade de manter um equilíbrio sistêmico que permita a continuidade do ecossistema manguezal para as gerações futuras. Inclui os aspectos sociais, econômicos e ambientais, de formas integradas e indissociáveis. A ética e as leis criadas pelo homem ditam, em última instância, os limites de sua atuação. O presente trabalho pretende demonstrar que dano ambiental no manguezal, deve ser interpretado no contexto da preservação ambiental, social e econômica, necessariamente, ao mesmo tempo em que, ocorrendo, precisa ser reparado. Uma adequada formulação da preservação e sensibilizar a comunidade tradicional da ilha das Caieiras. Uma vez que os mesmo passam a ser os multiplicadores do conhecimento específicos, com reflexo em toda a comunidade. Os objetivos do estudo visaram analisar a percepção ambiental dos moradores em relação ao ecossistema manguezal como fonte de renda e emprego para a população local e investigar a percepção dos moradores acerca da destinação dos resíduos sólidos da comunidade Ilha das Caieiras. Após análise dos dados notou-se que grande parte da comunidade não tem conhecimento da importância da sua atividade em relação ao impacto no meio ambiente, não fazem a destinação correta dos resíduos sólidos, isso nos leva a perceber a falta de programas de educação aos envolvidos nesta atividade.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1600
Aparece nas colecções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS



Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.