Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1624
Título: O ENSINO DA TEORIA DA EVOLUÇÃO: A INFLUÊNCIA DA RELIGIOSIDADE EM ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES NA GRANDE VITÓRIA
Autores: PULSZ, BRUNA FERREIRA
JESUS, SIRLANE SOUZA DE
Palavras-chave: Evolução
Criacionismo
Religião
Escola
Biologia
Data: 10-Jul-2018
Citação: Trabalho de Conclusão de curso apresentado ao curso de Ciências Biológicas das Faculdades Doctum de Serra, como requisito parcial à obtenção do título de licenciado em Ciências Biológicas. Área de Concentração: Educação. Orientador: Prof.ª Msc. Rosangela Aparecida Müller de Barros.
Descrição: A evolução pode ser definida como mudanças nos organismos ao longo do tempo. A teoria da evolução instituída por Darwin surgiu com uma interpretação divergente à ideia de criação do livro de Gêneses da Bíblia, que se baseia em criação por uma divindade suprema. Sabe-se, portanto, que o criacionismo e a evolução, desde então, tomaram diversas discussões pelo mundo, se tornando um desafio para professores com formação em Ciências Biológicas. O presente trabalho foi realizado em duas escolas, uma particular de base religiosa e outra pública laica, e teve por objetivo identificar se existe influência da religião durante o aprendizado e ensino de evolução nas aulas de biologia no ensino médio. Para isso, foram analisados a metodologia do professor e o comportamento dos estudantes em sala de aula, além da aplicação de um questionário contendo perguntas relacionadas à evolução e ao criacionismo. Os resultados obtidos apontaram que o grupo escolhido para investigação se mostrou aberto aos conceitos evolutivos, mesmo possuindo religiões diversas. Constatou-se que, na verdade, há uma deficiência na abordagem do tema e no caráter questionador dos discentes e docentes. Na escola privada, essa deficiência encontrada nos alunos é maior e isso está ligado diretamente ao fato da escola se declarar confessional.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1624
Aparece nas colecções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS



Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.