Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1647
Título: A AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE NO FÓRUM MUNICIPAL MILTON CAMPOS SOB A ÓTICA DA ENGENHARIA CIVIL
Autores: SILVA, Leandro Valdez
SOARES, Wagner Fernandes
Palavras-chave: Acessibilidade, Engenharia Civil e Desenho Universal.
Data: 10-Dez-2018
Editora: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial para obtenção do grau de Engenheiro Civil na Rede Doctum de Ensino na Unidade de João Monlevade/MG.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apontar as dificuldades encontradas por pessoas com deficiência de locomoção, seja ela temporária ou não. Percebe-se que um dos grandes desafios apresentados a esses indivíduos é a locomoção em espaços públicos. Em muitos desses espaços, não existe acessibilidade adequada e, com isso, os usuários portadores de alguma deficiência acabam ficando restritos em sua mobilidade. Portanto, a garantia de se pensar, fazer e proporcionar acessibilidade para essas pessoas torna-se fundamental aos profissionais de engenharia civil. Sendo assim a NBR 9050:2015 dispõe de soluções técnicas para edificações novas, bem como adaptações para edificações já existentes. Neste contexto, a sede do Fórum Municipal Milton Campos de Joao Monlevade, cidade na qual possui 99,158 km² e uma população de 73.610 mil hab., segundo censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi avaliada visando aferir as condições de acessibilidade para a população. Além do prédio da Sede, foi analisado o transporte público, bem como ruas e avenidas que a ele acessam. A metodologia se deu na descrição de toda edificação, parte interna e externa, acessos, onde elaborou-se e verificou-se in loco um checklist embasado nas questões legais e normativas. Foi proposto, entre descrições técnicas e pequenos projetos, melhorias no âmbito da acessibilidade focadas para a população que utilizam os serviços do local.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1647
Aparece nas colecções:ENGENHARIAS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE NO FÓRUM MUNICIPAL MILTON CAMPOS SOB A ÓTICA DA ENGEN (2).pdf3.23 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.