Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/1864
Título: OFICINA DO BRINCAR: ESPAÇO CRIATIVO PARA CRIANÇAS COM TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21
Autores: DIONISIO, ALESSANDRA LEITE
AMARAL, CAMILA FREIRE DE SOUZA
Palavras-chave: Brincar
Educação Infantil
Trissomia
Data: 10-Jul-2019
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso submetido às Faculdades Doctum de Serra, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Lilian Pereira Menenguci.
Descrição: O presente artigo, que resulta de uma pesquisa de natureza qualitativa, teve como objetivo investigar o brincar, promovido por meio do projeto “Oficina do Brincar”, com um grupo de crianças, com Trissomia do Cromossomo 21, que frequentam a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down, na cidade de Vitória(ES). Para a coleta de dados, além de análise de documentos, foram utilizados questionários, com perguntas abertas, aplicados para familiares e profissionais que praticam a Associação. Além disso, a pesquisa contou com um momento de intervenção promovido pelas alunas-pesquisadoras junto ao grupo de crianças com T21. Do ponto de vista teórico, contribuições de Kishimoto (2011) e Vygotsky (1998), entre outros, sustentam o trabalho. O estudo conclui que o brincar potencializa o processo de aprendizagem e desenvolvimento de quaisquer crianças, inclusive de crianças com deficiência, e precisa, mais que nunca, de espaços garantidos, na escola e fora dela.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/1864
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
OFICINA DO BRINCAR ESPAÇO CRIATIVO PARA CRIANÇAS COM TRISSOMIA DO CROMOSSOMO 21.pdf756.62 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.