Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/2340
Título: ESTUDO DO GRAU DE SATISFAÇÃO NA DOCÊNCIA DOS PROFESSORES DA ESCOLA E.M.E.F. EUNICE PEREIRA SILVEIRA LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE IBATIBA/ES
Autores: MARIA APARECIDA DE PAULA GODOI
Palavras-chave: satisfação, insatisfação, docência.
Data: 10-Dez-2013
Citação: Monografia apresentado ao curso de licenciatura em Pedagogia do Instituto Ensinar Brasil como requisito parcialpara obtenção do título de licenciatura em pedagogiaorientado pela professora Vanessa Del Vale Pinto.
Resumo: O presente estudo teve como objetivo analisar o grau de satisfação em realizar o trabalho docente na escola E.M.E.F. Eunice Pereira Silveira localizada no município de Ibatiba/ES. A pesquisa foi descritiva e bibliográfica, utilizou formulário como instrumento de coleta de dados. Participaram desta pesquisa 19 professores da referida escola respondendo as perguntas do formulário. As análises dos dados indicou que os professores estão parcialmente satisfeito com sua prática docente e que muitos fatores ainda precisam ser melhorados para gerar uma educação de qualidade. Os fatores que apresentam insatisfação são: a ausência da família na escola, o desinteresse dos alunos e os baixo salário. Os docentes estão satisfeitos com a formação continuada oferecida pela instituição de ensino e parcialmente satisfeitos com: ambiente físico da escola, equipamentos e materiais pedagógicos, apoio da equipe pedagógica, valorização da sociedade e tempo livre de lazer. Através da revisão literária entende-se que a satisfação do trabalho é essencial para que os docentes exerçam com bom êxito suas atividade e que o ensino aprendizagem aconteça, do contrário levará ao fracasso de todo o sistema educacional. Todavia, os dados revelam que os professores apesar de estarem parcialmente satisfeitos utilizam meios que os levam a satisfação para continuar o processo de ensino aprendizagem, como: buscar opiniões com outros colegas, realizar cursos de formação, ler livros e artigos, solicitar ajuda e experimentar novas práticas docentes.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2340
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA IUNA



Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.