Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/2346
Título: SATISFAÇÃO DOS PROFESSORES EM RELAÇÃO À QUALIDADE DE VIDA NO AMBIENTE DE TRABALHO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS, LOCALIZADAS NA SEDE DO MUNICÍPIO DE IÚNA- ES
Autores: LILIAN KELLY DIAS DE CARVALHO PIMENTEL, VIVIANE CARVALHO DE OLIVEIRA
Palavras-chave: Satisfação, Motivação, Ambiente de trabalho, Professor
Data: 10-Dez-2012
Citação: Monografia apresentada ao Curso de Pedagogia do Instituto Ensinar Brasil, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador: Prof. Msc. Fabrício Emerick Soares.
Resumo: O presente estudo teve como finalidade pesquisar a satisfação dos professores com relação à qualidade de vida no ambiente de trabalho e identificar os fatores que interferem na satisfação dos docentes no local de trabalho, nas escolas municipais localizadas na sede do município de Iúna - ES. Os professores satisfeitos no ambiente de trabalho estão sujeitos a alcançarem um grau mais elevado de satisfação na execução de suas atividades, diminuindo assim os fatores de insatisfação. A pesquisa a seguir classifica-se como descritiva e bibliográfica, e para a coleta de dados foram utilizados formulários. Participaram da pesquisa 115 professores das escolas municipais, localizadas na sede do município de Iúna – ES. As análises dos resultados obtidos indicam que a maioria dos professores encontram-se satisfeitos com a qualidade de vida ofertada nas escolas, pois as mesmas possuem boa infraestrutura, oferecem matérias necessários para o planejamento e desenvolvimento de suas atividades. A carga horária tem uma boa aceitação mesmo com o excesso de atividades. Quanto à remuneração, é considerada razoável entre os respondentes e com relação ao relacionamento interpessoal, os mesmos possuem um sentimento positivo com seus alunos e com outros servidores. A pesquisa demonstra que a maioria dos docentes encontram - se satisfeitos com a qualidade de vida oferecida no ambiente escolar, considerando como ponto positivo e tendo em vista que a qualidade de vida pode influenciar no desempenho da produtividade dos docentes em sala de aula e no processo de ensino aprendizagem dos alunos.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2346
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA IUNA



Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.