Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/2347
Título: A PERSPECTIVA DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA REDUÇÃO DA EVASÃO ESCOLAR NAS SÉRIES INICIAIS (1º AO 5º ANO) NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO EM IBITIRAMA - ES
Autores: ELAINE CRISTINA TAVARES DA SILVA SOUSA, JANIA GOMES SOARES
Palavras-chave: Bolsa Família, evasão escolar, família-escola
Data: 10-Dez-2012
Citação: Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia do Instituto Ensinar Brasil como requisito parcial para obtenção de nota do título em licenciatura em Pedagogia orientado pelo Prof. Mário Gomes de Souza.
Resumo: Este estudo buscou verificar qual a influência do Programa Bolsa Família na permanência dos alunos beneficiários do programa Bolsa família das séries iniciais (1º ao 5º ano) nas escolas municipais de ensino fundamental em Ibitirama – ES. Especificamente esta pesquisa propôs-se analisar o índice de evasão nas séries iniciais, identificar as principais causas da evasão e verificar as medidas tomadas pela secretaria de educação e a participação das famílias dos beneficiários na escola. A fim de responder ao problema de pesquisa e aos objetivos propostos, utilizou-se como metodologia uma pesquisa descritiva e de levantamento. Os dados foram coletados através de trinta a e quatro questionários, aplicados a professores, pedagogos, diretores, secretário de educação e secretários escolares, que foram analisados qualitativa e quantitativamente. Com base nos resultados da pesquisa os dados revelaram que o Programa Bolsa Família influência de forma positiva na permanência do aluno no âmbito escolar como conseqüência contribui para redução da evasão escolar.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2347
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA IUNA



Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.