Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/2438
Título: ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Autores: SILVA, DANIELE ANGELO DA
SANTOS, JAQUIELE ROCHA DOS
SILVA, MIRIELLY BARBOSA DA
Palavras-chave: Alfabetização de estudantes surdos
Práticas pedagógicas
Data: 12-Dez-2019
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdades Doctum de Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Prof. Ms Maria das Dores Santos Silva.
Resumo: This article is the result of a research carried out in a deaf literacy center located at the school "Ernest Huet", in the city of Serra-ES. Its main focus is to understand how the literacy process of deaf students occurs. Given this objective, the following are specific: to investigate which didactic resources and pedagogical practices used by teachers in the contexts of deaf community identities and the ways of inclusion in the school environment. This research was conducted in the parameters of the qualitative methodology, starting from the observation of the resources used in the classroom and bibliographic research. The theoretical foundation considers the legislation and works of Quadros (1997, 2000 and 2005). - It is concluded that the literacy process of deaf students should consider teaching in LIBRAS, with qualified teachers, providing students with experiences that expand the ability to feel belonging to that school space, using various methods for communicative interaction, facilitating thus the process of literacy.
Descrição: O presente artigo é resultado de uma pesquisa realizada em um Polo de alfabetização de surdos localizado na escola “Ernest Huet”, no município de Serra - ES. Tem como foco principal entender como ocorre o processo de alfabetização dos estudantes surdos. Diante desse objetivo, têm-se como específicos: investigar quais os recursos didáticos e práticas pedagógicas utilizadas pelos professores nos contextos de identidades da comunidade surda e os modos de inclusão no ambiente escolar. Essa pesquisa foi realizada nos parâmetros da metodologia qualitativa, partindo da observação dos recursos utilizados em sala de aula e pesquisas bibliográficas. A fundamentação teórica considera a legislação e as obras de Quadros (1997, 2000 e 2005). - Conclui-se que o processo de alfabetização do estudante surdo deve considerar o ensino em LIBRAS, com professores capacitados, proporcionando aos educandos experiências que ampliem a capacidade de se sentirem pertencentes àquele espaço escolar, utilizando vários métodos para que haja uma interação comunicativa, facilitando, assim, o processo de alfabetização.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2438
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