Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/2541
Título: CONTROLE DE ROEDORES EM PROPRIEDADES RURAIS DA ZONA DA MATA MINEIRA
Autores: Queiroz, Franco Cardoso de
Machado, Valquíria Silva
Palavras-chave: Controle, Iscas, Roedores, Propriedades Rurais
Controle
Data: Dez-2019
Citação: Monografia de Conclusão de Curso, apresentada ao curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Faculdade Doctum de Juiz de Fora, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária. Orientadora: Profa. Msc. Valquíria Silva Machado. Co - Orientador: Dr. Marcelo Henrique Otenio.
Resumo: Controle de roedores é a ação de controle no número de roedores em locais com infestação. É importante a realização deste controle, pois são animais considerados pragas por estarem relacionados a perdas na agricultura, perturbam os ecossistemas, provocam doenças epidémicas no homem e em outros animais e estão relacionados com perdas de produção em áreas rurais, podendo também afetar a saúde humana com doenças como a hantaviroses, febres hemorrágicas, salmonelose, leptospirose, peste, tifo murino. Os roedores são divididos como silvestres (que representam a maioria das espécies) ou comensais, que são apenas três espécies, Ratazana (Rattus norvegicus), o Rato de telhado (Rattus Rattus) e o Camundongo (Mus musculus). O controle de roedores em propriedades rurais se divide em cinco fases distintas: inspeção, identificação, medidas corretivas e preventivas (antirratização), desratização, monitoramento e avaliação. Nesta pesquisa, a metodologia usada foi a de identificação de locais com presença de roedores, inspeções em problemas de barreiras físicas e o monitoramento de consumo de iscas no campo experimental José Henrique Bruschi- CEJHB da Embrapa Gado de Leite em Coronel Pacheco, Minas Gerais, durante 12 meses. Após a coleta, os dados foram transformados em gráficos para a compreensão da eficiência e importância do monitoramento continuo de controle de roedores em propriedades rurais. Locais com barreiras físicas eficientes ocorreu baixo consumo variando de 3 a 9%, já áreas que as barreiras físicas apresentam falhas o consumo variou de 54 a 81% e o período de maior consumo foi a primavera relacionando com o período de reprodução os roedores.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2541
Aparece nas colecções:Engenharia Ambiental e Sanitária

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CONTROLE DE ROEDORES EM PROPRIEDADES RURAIS DA ZONA DA MATA MINEIRA - FRANCO CARDOSO DE QUEIROZ.pdf3.19 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.