Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/2804
Título: A IMPLANTAÇÃO DO CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES (ABC) EM UMA PRESTADORA DE SERVIÇOS DE TERRAPLANAGEM NO MUNICÍPIO DE GUARAPARI-ES
Autores: SANTOS, JOSIMARA MARTINS DOS
Palavras-chave: Custos
Terraplanagem
Serviços
ABC
Data: 13-Dez-2018
Citação: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao Curso de Ciências Contábeis das Faculdades Unificadas Doctum de Guarapari-ES, como requisito para obtenção do título Bacharel em Ciências Contábeis. Área de Concentração: Contabilidade de Custos - Método ABC Orientador: Prof. Aline Maioli Rodrigues.
Resumo: O presente estudo realizou a implantação do método de custeio baseado em atividades (ABC) em uma pequena empresa de terraplanagem que busca superar a competitividade entre suas concorrentes. Para isso ela precisa adotar uma gestão financeira de forma efetiva utilizando-se do método como ferramenta de auxílio ao seu planejamento. O objetivo é verificar as contribuições proporcionadas pelo emprego do método ABC ao processo de precificação dos serviços. O procedimento utilizado foi um estudo de caso, de modo descritivo e com abordagem quantitativa, no qual a coleta dos dados se deu com o auxílio do administrador e através da análise dos documentos da empresa, onde estes foram tabulados seguindo as etapas de aplicação do método ABC, demonstrando o direcionamento dos custos diretos e indiretos as atividades e identificando como cada serviço consumiu as atividades, mostrando de forma específica os serviços mais rentáveis e os não lucrativos. Com o detalhamento de como cada atividade consome os recursos, foi possível observar até mesmo as atividades que só os consomem, mas não agregam valor aos serviços como a de Suporte de Equipamentos (CT1) e Deslocamento/Atendimento (CT2). Com a identificação destes custos é possível precificar de maneira justa para o cliente, sem gerar possíveis prejuízos ao proprietário. Em síntese a pesquisa mostrou que apesar dos altos custos com os equipamentos, é possível se precificar os serviços de maneira lucrativa. Indicou que é necessário rever os serviços que não trouxeram lucro, pois através dos apontamentos feitos por ela, o gestor pode fazer mudanças na precificação destes serviços, que são necessários para a complementação de outros, não podendo ser extintos, mas sim melhor precificados.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2804
Aparece nas colecções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC JOSIMARA MARTINS DOS SANTOS.docx218.87 kBMicrosoft Word XMLVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.