Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/2902
Título: A RESPONSABILIDADE CIVIL E A POSSIBILIDADE DOS DANOS MORAIS DECORRENTES DO ABANDONO AFETIVO
Autores: OLIVEIRA, WESLEY JOSÉ DE
Palavras-chave: Abandono afetivo
Indenização
Danos morais
Possibilidade
Data: 10-Dez-2019
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Direito das Faculdades Doctum de Guarapari, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Direito. Orientador: Prof. Rubens dos Santos Filho.
Resumo: O direito de família é um ramo que sofre mudanças constantes, tendo em vista seu caráter mutável que segue a evolução dos comportamentos sociais e quebras de paradigmas observados ao longo dos anos. Um fato que é praticamente unanimidade nas mais diversas fases vivenciadas por esse importante campo do direito civil, é a compreensão do afeto como elemento essencial ao estabelecimento do núcleo familiar, principalmente aquele advindo dos genitores aos filhos. A ausência do afeto pode provocar uma série de prejuízos ao desenvolvimento do indivíduo, logo deve ser repudiado e contestado pelo ordenamento jurídico. No Brasil muito tem se discutido a respeito da possibilidade da imputação de responsabilidade civil com a obrigação de pagamento de indenização, em razão de danos morais decorrentes do abandono afetivo. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise dessa conjuntura de modo a compreender os principais posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais acerca do tema. Para tanto, este artigo consubstanciou-se por meio de uma metodologia de revisão literária possibilitando concluir pela possibilidade do pagamento de indenização em razão do abandono afetivo, embora haja ainda muita controvérsia sobre o assunto tanto na doutrina como em decisões jurisprudenciais.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/2902
Aparece nas colecções:DIREITO

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A RESPONSABILIDADE CIVIL E A POSSIBILIDADE DOS DANOS MORAIS DECORRENTES DO ABANDONO AFETIVO.pdf251.42 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.