Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3119
Título: ANÁLISE DAS PATOLOGIAS DEVIDO AOS PROCESSOS DE INFILTRAÇÃO E COMO EVITÁ-LAS POR MEIO DE SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÃO: ESTUDO DE CASO
Autores: ALEILSON DA SILVA DINIZ, LEÔNIDAS MACHADO COUTO
Palavras-chave: Impermeabilização. Patologia por umidade. Projeto. Infiltração.
Data: 10-Dez-2019
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de bacharel em Engenheiro Civil no curso de Engenharia Civil, da Faculdade Doctum de João Monlevade. Orientador: Prof. Me. Ladir Antônio da Silva Jr.
Resumo: As patologias causadas por umidade podem trazer para à construção civil diversos prejuízos estruturais e construtivos, diminuindo o nível de desempenho do empreendimento e sua vida útil. É causa de agravos à saúde dos moradores e motivo de gastos extras não planejados. Existem diversas formas como estas patologias podem-se manifestar, abrangendo todas as partes de uma edificação. Porém, com medidas preventivas é possível evitar que a maioria delas apareçam ao longo dos anos. Pensando nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo compreender as principais patologias ligadas a processos de infiltração e apresentar as medidas preventivas para evitar o processo patológico. Para isso é apresentado um estudo de caso demonstrando, ainda em fase de projeto, a escolha de técnicas mais apropriadas, para diferentes partes da estrutura, a ser construída. Foram realizados levantamentos bibliográficos e estudo de um projeto arquitetônico de uma edificação para fins residenciais. Ao apresentar as patologias e suas formas de manifestações, foi possível analisar os pontos de importância das técnicas preventivas, como: o preparo do material e a aplicabilidade deste por profissionais competentes. Por meio deste trabalho, pode-se concluir que a definição das técnicas preventivas de impermeabilização na fase de projeto é de suma importância para que a edificação tenha um bom desempenho frente às infiltrações e uma prolongada vida útil.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3119
Aparece nas colecções:ENGENHARIAS



Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.