Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3257
Título: O NÍVEL DE ENDIVIDAMENTO DAS COOPERATIVAS DE CRÉDITO FRENTE SUA RENTABILIDADE EM OPERAÇÕES: UM ESTUDO NO SICOOB CREDILESTE
Autores: DE OLIVEIRA COSTA, GILSON
VIOLLENE ALEXANDRE TEODORO, GIULIA
CRISTINA DA SILVA GOMES, MAYARA
Data: 30-Dez-2019
Editora: As cooperativas de crédito têm ganhado bastante espaço no mercado financeiro brasileiro uma vez que as mesmas oferecem produtos e serviços como os de um banco convencional, porém com a prática de tarifas bem mais acessíveis para os clientes/associados. O sistema cooperativista não visa lucros ou enriquecimento de cotistas, pelo contrário, tem como finalidade prover serviços de qualidade e uma divisão igualitária de suas sobras o que o torna um sistema dinâmico preocupado com o desenvolvimento econômico atrelado ao bem-estar social. Dessa maneira, visa-se confrontar os níveis de endividamento com a rentabilidade de suas operações, e os efeitos para tanto, realizaremos uma breve análise de balanços. A metodologia que foi escolhida é um estudo de caso numa cooperativa, a pesquisa é explicativa e os meios de obtenção da explicação são por meio de análises, os resultados encontrados demonstram uma indiferença entre endividamento e rentabilidade. Palavras-Chave: Cooperativismo, cooperativas de crédito, endividamento.
Citação: Monografia apresentada a banca examinadora da Faculdade de Ciências Contábeis, das Faculdades Doctum de Caratinga, como exigência parcial de obtenção do grau de bacharel em Ciências Contábeis, sob orientação do professor Rodrigo Antônio Chaves da Silva.
Descrição: As cooperativas de crédito têm ganhado bastante espaço no mercado financeiro brasileiro uma vez que as mesmas oferecem produtos e serviços como os de um banco convencional, porém com a prática de tarifas bem mais acessíveis para os clientes/associados. O sistema cooperativista não visa lucros ou enriquecimento de cotistas, pelo contrário, tem como finalidade prover serviços de qualidade e uma divisão igualitária de suas sobras o que o torna um sistema dinâmico preocupado com o desenvolvimento econômico atrelado ao bem-estar social. Dessa maneira, visa-se confrontar os níveis de endividamento com a rentabilidade de suas operações, e os efeitos para tanto, realizaremos uma breve análise de balanços. A metodologia que foi escolhida é um estudo de caso numa cooperativa, a pesquisa é explicativa e os meios de obtenção da explicação são por meio de análises, os resultados encontrados demonstram uma indiferença entre endividamento e rentabilidade. Palavras-Chave: Cooperativismo, cooperativas de crédito, endividamento.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3257
Aparece nas colecções:CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC 2019.pdf1.58 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.