Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3319
Título: ESTUPRO DE VULNERÁVEL: O VALOR PROBATÓRIO DA PALAVRA DA VÍTIMA COMO PRINCIPAL PROVA PARA A CONDENAÇÃO DO ACUSADO
Autores: CAROLINE DA SILVA, STEPHAN
Data: 30-Dez-2019
Editora: No que concerne a todas as legislações mundiais, é notório que sempre tiveram como principal objetivo ressaltar o que é moral ou não dentro de cada sociedade. Assim, ao buscarmos analisar a necessidade da interpretação do direito no que tange às frequentes mudanças socioculturais e adaptando-as aos princípios ético-morais, passa-se então, a um estudo dos crimes de estupro de vulnerável à luz da Código Penal Brasileiro, tendo como finalidade perscrutar o valor probatório da palavra da vítima, menor, nos casos de abuso sexual como prova principal para se alcançar uma Sentença condenatória do acusado, vez que há uma grande necessidade de tutela do Estado em benefício da criança, protegendo a sua moral, sua dignidade, e honra objetiva e subjetiva. Tipificado pelo art. 217-A do Código Penal, foi previsto como estupro, todo e qualquer ato libidinoso contra o menor de 14 (quatorze) anos. Ocorre que, de fato, em sua generalidade, tais crimes são praticados em oculto, raramente sendo testemunhados por alguém, assim, restando somente a palavra da vítima como uma das poucas e possíveis provas ao processo. Trataremos, então, de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de método dedutivo e de procedimento técnico bibliográfico e documental, verificando alguns conceitos relacionados às provas que estão previstas em nosso Código de Processo Penal, bem como o os procedimentos para a oitiva da criança, o chamado Depoimento Especial. Anteposto, verificaremos os meios de provas existentes em nosso ordenamento jurídico, identificando qual valor que palavra da vítima possui nos casos contra sua dignidade sexual. Palavras-chave: Proteção integral da criança e do adolescente; Abuso sexual; Depoimento Especial; Valor probatório da palavra da vítima; Embasamento da condenação.
Citação: Projeto de Monografia apresentado à banca examinadora do Curso de Direito da Faculdade Doctum de Caratinga, como exigência na disciplina Monografia Jurídica I, requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Direito.
Descrição: No que concerne a todas as legislações mundiais, é notório que sempre tiveram como principal objetivo ressaltar o que é moral ou não dentro de cada sociedade. Assim, ao buscarmos analisar a necessidade da interpretação do direito no que tange às frequentes mudanças socioculturais e adaptando-as aos princípios ético-morais, passa-se então, a um estudo dos crimes de estupro de vulnerável à luz da Código Penal Brasileiro, tendo como finalidade perscrutar o valor probatório da palavra da vítima, menor, nos casos de abuso sexual como prova principal para se alcançar uma Sentença condenatória do acusado, vez que há uma grande necessidade de tutela do Estado em benefício da criança, protegendo a sua moral, sua dignidade, e honra objetiva e subjetiva. Tipificado pelo art. 217-A do Código Penal, foi previsto como estupro, todo e qualquer ato libidinoso contra o menor de 14 (quatorze) anos. Ocorre que, de fato, em sua generalidade, tais crimes são praticados em oculto, raramente sendo testemunhados por alguém, assim, restando somente a palavra da vítima como uma das poucas e possíveis provas ao processo. Trataremos, então, de uma pesquisa qualitativa, realizada por meio de método dedutivo e de procedimento técnico bibliográfico e documental, verificando alguns conceitos relacionados às provas que estão previstas em nosso Código de Processo Penal, bem como o os procedimentos para a oitiva da criança, o chamado Depoimento Especial. Anteposto, verificaremos os meios de provas existentes em nosso ordenamento jurídico, identificando qual valor que palavra da vítima possui nos casos contra sua dignidade sexual. Palavras-chave: Proteção integral da criança e do adolescente; Abuso sexual; Depoimento Especial; Valor probatório da palavra da vítima; Embasamento da condenação.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3319
Aparece nas colecções:Direito

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Monografia -STEPHAN CORRETO .pdf486.65 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.