Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3321
Título: A RESPONSABILIDADE CIVIL POR DESISTÊNCIA MOTIVADA E IMOTIVADA NO PROCESSO DE ADOÇÃO
Autores: RODRIGUES LIMA, ISABELLE
Data: 30-Dez-2019
Editora: Atento a realidade brasileira sobre a adoção é possível enxergar a carência das crianças e adolescentes quanto a necessidade de um lar, visto que vivem em abrigos desprovidos de atenção e carinho, na esperança de nova uma família. Contudo, quando a espera finalmente tem fim, e o menor é inserido em um seio familiar, no momento do estágio de convivência, onde a criança fica um período sob os cuidados da família substituta, para se adaptar aos futuras pais, os pretensos adotantes devolvem o adotado para o abrigo. Nesse sentido, o presente trabalho visa analisar a possibilidade de responsabilização civil dos adotantes em face da desistência de tal medida. Demonstrando os prejuízos causados a criança e o adolescentes, pautando-se na proteção especial atribuída a eles pelo ordenamento jurídico brasileiro. Palavras-chave: Adoção. Devolução do menor. Imotivada. Estágio de convivência. Melhor interesse do menor. Responsabilidade Civil.
Citação: Trabalho de conclusão de curso de desenvolvido pelo 10º período de Direito da Faculdade Doctum de Caratinga, como exigência parcial para aprovação na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II. Sob orientação da professora orientador(a) Alessandra Baião
Descrição: Atento a realidade brasileira sobre a adoção é possível enxergar a carência das crianças e adolescentes quanto a necessidade de um lar, visto que vivem em abrigos desprovidos de atenção e carinho, na esperança de nova uma família. Contudo, quando a espera finalmente tem fim, e o menor é inserido em um seio familiar, no momento do estágio de convivência, onde a criança fica um período sob os cuidados da família substituta, para se adaptar aos futuras pais, os pretensos adotantes devolvem o adotado para o abrigo. Nesse sentido, o presente trabalho visa analisar a possibilidade de responsabilização civil dos adotantes em face da desistência de tal medida. Demonstrando os prejuízos causados a criança e o adolescentes, pautando-se na proteção especial atribuída a eles pelo ordenamento jurídico brasileiro. Palavras-chave: Adoção. Devolução do menor. Imotivada. Estágio de convivência. Melhor interesse do menor. Responsabilidade Civil.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3321
Aparece nas colecções:Direito

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
responsabilidade civil - adoção - tcc Isabelle.pdf526.4 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.