Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3342
Título: PROPOSTA DE UM NOVO PROJETO DE ESTRUTURA DE CONTENÇÃO DO TIPO MURO DE ARRIMO: ESTUDO DE CASO EM CARATINGA-MG
Autores: RODRIGUES LINHARES DE OLIVEIRA, KAYO
QUINTÃO FIALHO, PEDRO HENRIQUE
Data: 30-Dez-2019
Editora: Este trabalho apresenta um estudo do método de contenção de muros a flexão, onde realizou-se um estudo de caso na cidade de Caratinga/MG, onde durante a execução de um muro de alvenaria estrutural sobre fundação profunda foi encontrado diversas rochas no terreno da fundação, assim foi feito um dimensionamento de uma estrutura de contenção de concreto armado sobre sapata, através de um projeto desenvolvido manualmente e com o auxílio do programa Geostudio para verificação da ruptura global do talude. Para atingir os objetivos foi realizado uma revisão bibliográfica com finalidade de maior compreensão dos tipos de muros de contenção. Através do ensaio de Standart Penetration Test (SPT) foi possível determinar as propriedades do solo, para assim dimensionar a estrutura de contenção, garantindo que a mesma fique totalmente estável. Devido ao fato de estar sendo desenvolvido no local uma estrutura de contenção do tipo alvenaria estrutural tal estudo permitiu realizar uma análise comparativa de custos dos dois métodos, sendo que o método proposto no estudo acresceu apenas R$ 8.596,98 em relação ao muro de alvenaria estrutural. Sabendo disso foi possível concluir-se que mesmo com um acréscimo mínimo no preço, a estrutura proposta no estudo é viável, pois a mesma visa eficácia no projeto, racionalizar o processo de execução da obra, e ao mesmo tempo atender os parâmetros apresentados no ensaio de SPT, pois esse aponta a presença de rochas, o que inviabilizaria o desenvolvimento do projeto de alvenaria estrutural, pois o mesmo conta com uma fundação profunda. Palavras-chave: Contenção de taludes. Muros de alvenaria Estrutural. Muros de Concreto armado.
Citação: Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Engenharia Civil das Faculdades Doctum de Caratinga, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenharia Civil. Área de concentração: Estruturas. Orientador: Prof. Esp. José Salvador Alves
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo do método de contenção de muros a flexão, onde realizou-se um estudo de caso na cidade de Caratinga/MG, onde durante a execução de um muro de alvenaria estrutural sobre fundação profunda foi encontrado diversas rochas no terreno da fundação, assim foi feito um dimensionamento de uma estrutura de contenção de concreto armado sobre sapata, através de um projeto desenvolvido manualmente e com o auxílio do programa Geostudio para verificação da ruptura global do talude. Para atingir os objetivos foi realizado uma revisão bibliográfica com finalidade de maior compreensão dos tipos de muros de contenção. Através do ensaio de Standart Penetration Test (SPT) foi possível determinar as propriedades do solo, para assim dimensionar a estrutura de contenção, garantindo que a mesma fique totalmente estável. Devido ao fato de estar sendo desenvolvido no local uma estrutura de contenção do tipo alvenaria estrutural tal estudo permitiu realizar uma análise comparativa de custos dos dois métodos, sendo que o método proposto no estudo acresceu apenas R$ 8.596,98 em relação ao muro de alvenaria estrutural. Sabendo disso foi possível concluir-se que mesmo com um acréscimo mínimo no preço, a estrutura proposta no estudo é viável, pois a mesma visa eficácia no projeto, racionalizar o processo de execução da obra, e ao mesmo tempo atender os parâmetros apresentados no ensaio de SPT, pois esse aponta a presença de rochas, o que inviabilizaria o desenvolvimento do projeto de alvenaria estrutural, pois o mesmo conta com uma fundação profunda. Palavras-chave: Contenção de taludes. Muros de alvenaria Estrutural. Muros de Concreto armado.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3342
Aparece nas colecções:ENGENHARIA CIVIL

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC II.pdf3.88 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.