Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3379
Título: CARACTERIZAÇÃO DA RADIAÇÃO ELETROMAGNÉTICA EM ÁREAS URBANAS
Autores: CARREIRO JÚNIOR, PAULO EDUARDO
Data: 30-Dez-2019
Editora: Desde a formulação final das leis do eletromagnetismo, desenvolvida por James Clerk Maxwell em 1873, a humanidade tem se beneficiado da manipulação da energia elétrica. A utilização de eletroeletrônicos e a comunicação em tempo real através da telefonia móvel e o uso da internet estão cada vez mais presentes no dia a dia. Porém todos esses processos e serviços são geradores de radiação eletromagnética, e os impactos desse tipo de radiação sobre o tecido biológico ainda é pouco estudado. Por esse motivo a caracterização dos níveis de radiação eletromagnética em área residencial é tão importante. Neste contexto esse trabalho tem como objetivo caracterizar os níveis de radiação eletromagnética próximo as torres de rádio, telefonia móvel, internet e linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como em aparelhos eletroeletrônicos de uso residencial, comparando-os as normas regulatórias vigentes no país. Palavras-chave:Radiação. Caracterização. Radiação eletromagnética. Torres. Eletroeletrônicos. áreas urbanas.
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Banca Examinadora do Curso Superior de Engenharia Elétrica das Faculdades Doctum de Caratinga como requisito parcial para obtenção do Grau de Bacharel em Engenharia Elétrica. Área de Concentração: Radiação eletromagnética Professor Orientador: MSc. Robson da Silva. CARATINGA 2019
Resumo: Desde a formulação final das leis do eletromagnetismo, desenvolvida por James Clerk Maxwell em 1873, a humanidade tem se beneficiado da manipulação da energia elétrica. A utilização de eletroeletrônicos e a comunicação em tempo real através da telefonia móvel e o uso da internet estão cada vez mais presentes no dia a dia. Porém todos esses processos e serviços são geradores de radiação eletromagnética, e os impactos desse tipo de radiação sobre o tecido biológico ainda é pouco estudado. Por esse motivo a caracterização dos níveis de radiação eletromagnética em área residencial é tão importante. Neste contexto esse trabalho tem como objetivo caracterizar os níveis de radiação eletromagnética próximo as torres de rádio, telefonia móvel, internet e linhas de transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como em aparelhos eletroeletrônicos de uso residencial, comparando-os as normas regulatórias vigentes no país. Palavras-chave:Radiação. Caracterização. Radiação eletromagnética. Torres. Eletroeletrônicos. áreas urbanas.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3379
Aparece nas colecções:ENGENHARIA ELÉTRICA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC II Paulo jr FINAL.pdf1.49 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.