Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3405
Título: O USO COMO INSTRUMENTO DE PRESERVAÇÃO: PROPOSTA PARA O FÓRUM FARIA E SOUZA NA CIDADE DE CARATINGA-MG
Autores: RODRIGUES DE SOUSA BENDIA, JANAINA
Data: 30-Dez-2019
Editora: BENDIA, Janaina Rodrigues de Sousa, Faculdades Doctum de Caratinga, março de 2019. O USO COMO INSTRUMENTO DE PRESERVAÇÃO: PROPOSTA PARA O FÓRUM FARIA E SOUZA NA CIDADE DE CARATINGA-MG. Orientadores: Rogério Costa e Tiago Cunha. O presente trabalho faz uma reflexão do Patrimônio Histórico de Caratinga-Mg e a relação com sociedade, tendo como objeto principal de estudo o edifício do antigo Fórum. O objetivo do estudo é fazer uma reflexão embasada em teóricos que falam das variadas formas de preservação do patrimônio histórico, a identificação, a gestão desses bens e a proteção legal. Ressalta como encontra a preservação do edifício do Fórum, quais fatores são vistos como ameaças ao patrimônio e quais formas de proteção são cabíveis, tomando também como pauta as leis e diretrizes do bem. Seguindo os embasamentos conceituais, foram realizadas investigações em campo, pesquisas em arquivos online e em órgãos públicos e particulares, levantamentos bibliográficos, fotográficos, entre outros, a fim de propor um diálogo que desperte o interesse pelo assunto e com isso conscientize as pessoas, de como são importantes para a cultura e a história de uma população a preservação do patrimônio, e de como o edifício do Fórum é capaz e tem muitos pontos positivos para voltar à dinâmica do funcionamento da cidade. Palavras-chaves: Patrimônio Histórico. Preservação. Gestão do Patrimônio Cultural.
Citação: Monografia apresentada à Faculdade Doctum de Caratinga como parte das exigências de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, para obtenção do título de Arquiteta e Urbanista. Orientador: Prof. Dr. Rogério Francisco Werly da Costa. Coorientador: Prof. Tiago da Cunha Rosa.
Descrição: BENDIA, Janaina Rodrigues de Sousa, Faculdades Doctum de Caratinga, março de 2019. O USO COMO INSTRUMENTO DE PRESERVAÇÃO: PROPOSTA PARA O FÓRUM FARIA E SOUZA NA CIDADE DE CARATINGA-MG. Orientadores: Rogério Costa e Tiago Cunha. O presente trabalho faz uma reflexão do Patrimônio Histórico de Caratinga-Mg e a relação com sociedade, tendo como objeto principal de estudo o edifício do antigo Fórum. O objetivo do estudo é fazer uma reflexão embasada em teóricos que falam das variadas formas de preservação do patrimônio histórico, a identificação, a gestão desses bens e a proteção legal. Ressalta como encontra a preservação do edifício do Fórum, quais fatores são vistos como ameaças ao patrimônio e quais formas de proteção são cabíveis, tomando também como pauta as leis e diretrizes do bem. Seguindo os embasamentos conceituais, foram realizadas investigações em campo, pesquisas em arquivos online e em órgãos públicos e particulares, levantamentos bibliográficos, fotográficos, entre outros, a fim de propor um diálogo que desperte o interesse pelo assunto e com isso conscientize as pessoas, de como são importantes para a cultura e a história de uma população a preservação do patrimônio, e de como o edifício do Fórum é capaz e tem muitos pontos positivos para voltar à dinâmica do funcionamento da cidade. Palavras-chaves: Patrimônio Histórico. Preservação. Gestão do Patrimônio Cultural.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3405
Aparece nas colecções:Arquitetura e Urbanismo

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC JANAINA.pdf3.69 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.