Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3409
Título: O USO CONSCIENTE DO AR CONDICIONADO PARA MELHOR QUALIDADE EM SALAS CORPORATIVAS
Autores: DE PAULA PEREIRA, LORENNA
Data: 30-Dez-2019
Editora: Tendo em vista que a produtividade de uma empresa depende da comodidade do espaço, pesquisa-se sobre o conforto térmico em espaços corporativos, a fim de solucionar os preceitos de qualidade térmica com equipamentos condicionadores de ar. Para tanto, é necessário estudar a envoltória do ambiente e a climatologia da região, sem contar que deve-se estar dentro das estratégias bioclimáticas e das normas estudadas, levando em consideração a sustentabilidade. Realiza-se, então, uma pesquisa com três ambientes corporativos da cidade de Caratinga/MG analisando a orientação solar, os materiais de envoltória, coberturas e aberturas, além de observar a tipologia do ar condicionado. Diante disso, verifica-se que o arquiteto tem total importância para melhor qualificar um ambiente empresarial, o que mostra que há meios de conciliar o aparelho condicionante com conforto térmico de forma eficiente. Palavras-chave: Conforto térmico, ar condicionado, espaço corporativo, eficiência energética.
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades DOCTUM de Caratinga, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo. Orientadores: Prof. Dr. Rogério Francisco Werly Costa; Prof.(a) Me. Marine Luiza de Oliveira Mattos e Prof.(a)Esp. Camila Alves da Silva.
Descrição: Tendo em vista que a produtividade de uma empresa depende da comodidade do espaço, pesquisa-se sobre o conforto térmico em espaços corporativos, a fim de solucionar os preceitos de qualidade térmica com equipamentos condicionadores de ar. Para tanto, é necessário estudar a envoltória do ambiente e a climatologia da região, sem contar que deve-se estar dentro das estratégias bioclimáticas e das normas estudadas, levando em consideração a sustentabilidade. Realiza-se, então, uma pesquisa com três ambientes corporativos da cidade de Caratinga/MG analisando a orientação solar, os materiais de envoltória, coberturas e aberturas, além de observar a tipologia do ar condicionado. Diante disso, verifica-se que o arquiteto tem total importância para melhor qualificar um ambiente empresarial, o que mostra que há meios de conciliar o aparelho condicionante com conforto térmico de forma eficiente. Palavras-chave: Conforto térmico, ar condicionado, espaço corporativo, eficiência energética.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3409
Aparece nas colecções:Arquitetura e Urbanismo

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PARTE 1.pdf524.21 kBAdobe PDFVer/Abrir
PARTE 2.pdf2.41 MBAdobe PDFVer/Abrir
PARTE 3.pdf3.2 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.