Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3417
Título: MORADIA ESTUDANTIL: UMA PROPOSTA PROJETUAL PARA CIDADE DE CARATINGA
Autores: DE FREITAS DUTRA, VANESSA
Data: 30-Dez-2019
Editora: O presente trabalho busca compreender a importância das moradias estudantis e analisar a viabilidade de se projetar um complexo residencial estudantil na cidade de Caratinga-MG, a fim de atender à demanda de estudantes vindos de outras cidades, proporcionando um local que auxilie no desempenho acadêmico, pessoal e nas relações interpessoais dos estudantes. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se revisão bibliográfica, observação direta e estudo de caso como procedimentos metodológicos. Estudou o contexto da cidade, referente ao seu crescimento, economia, e à existência da demanda habitacional do público estudantil. Sendo referência de estudos, foram analisadas duas obras referencias: a moradia estudantil UNIFESP- São José dos Campos e a moradia estudantil UNIFESPOsasco. Após reunião e interpretação dos dados coletados foi possível identificar e analisar o perfil dos estudantes e de suas moradias, a fim de compreender suas realidades. Obteve-se por resultados: que a maioria reside a uma distância média da instituição de ensino e que o tipo de moradia mais comum é apartamento. Quanto as preferências, o estudo aponta que a maioria prefere quartos individuais, ambientes tranquilos e higiênicos, e que a habitação seja próxima da faculdade. De modo geral, percebe-se que os estudantes de Caratinga-MG gostariam de mudanças em suas moradias, mas a realidade atual não chega a ser um problema grave. Palavras-chave: Demanda estudantil. Moradia estudantil. Qualidade habitacional.
Citação: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades DOCTUM de Caratinga, como requisito parcial à aprovação na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I. Orientadores: Prof.ª Msc. Marine Mattos e Prof. Dr. Rogério Costa. Co-orientador: Prof.ª. Esp. Camila Silva.
Resumo: O presente trabalho busca compreender a importância das moradias estudantis e analisar a viabilidade de se projetar um complexo residencial estudantil na cidade de Caratinga-MG, a fim de atender à demanda de estudantes vindos de outras cidades, proporcionando um local que auxilie no desempenho acadêmico, pessoal e nas relações interpessoais dos estudantes. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se revisão bibliográfica, observação direta e estudo de caso como procedimentos metodológicos. Estudou o contexto da cidade, referente ao seu crescimento, economia, e à existência da demanda habitacional do público estudantil. Sendo referência de estudos, foram analisadas duas obras referencias: a moradia estudantil UNIFESP- São José dos Campos e a moradia estudantil UNIFESPOsasco. Após reunião e interpretação dos dados coletados foi possível identificar e analisar o perfil dos estudantes e de suas moradias, a fim de compreender suas realidades. Obteve-se por resultados: que a maioria reside a uma distância média da instituição de ensino e que o tipo de moradia mais comum é apartamento. Quanto as preferências, o estudo aponta que a maioria prefere quartos individuais, ambientes tranquilos e higiênicos, e que a habitação seja próxima da faculdade. De modo geral, percebe-se que os estudantes de Caratinga-MG gostariam de mudanças em suas moradias, mas a realidade atual não chega a ser um problema grave. Palavras-chave: Demanda estudantil. Moradia estudantil. Qualidade habitacional
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3417
Aparece nas colecções:Arquitetura e Urbanismo

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TCC VANESSA.pdf4.23 MBAdobe PDFVer/Abrir
01.pdf3.4 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.