Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/3420
Título: qUALIFICAÇÃO DOS AMBIENTES DE LAVANDERIA HOSPITALAR E CONTRIBUIÇÃO NO CONTROLE DE INFECÇÃO: Um estudo sobre a lavanderia do hnsa
Autores: maciel bragança, Rafaela
Data: 30-Dez-2019
Editora: O presente trabalho apresenta a estrutura organizacional do setor da lavanderia do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora em Caratinga/MG, na qual envolve o processamento das roupas sujas que chegam até o setor e após limpas, são distribuídas em perfeitas condições de higiene e conservação. O HNSA atende 13 municípios da região e tem impacto positivo no atendimento de saúde. Esta monografia tem como justificativa a adequação das normas que organizam os setores da lavanderia e confecção do projeto arquitetônico que será aprovado para melhor qualidade nos atendimentos prestados com devolutiva das roupas limpas e com o controle de infecção adequado, além disso, a planilha orçamentária representa um grande desafio para a direção do hospital, sendo 90% dos atendimentos seres SUS, por ser instituição filantrópica e os 10% em consultas particulares, neste sentido, o desafio é adequar tal ambiente as normas necessárias com a falta de repasse de recursos financeiros do estado e de seis dos treze municípios no qual atende. Para que este objetivo seja alcançado, a metodologia I aplicada na execução deste trabalho compreende a revisão das normas do Ministério da Saúde, Manual de Lavanderia Hospitalar, ABNT NB 19 e da ANVISA, diálogo com os funcionários, profissionais arquitetos atuantes na área de projetos hospitalares e também com os consultores técnicos que representam as empresas fornecedoras de maquinário. Já a metodologia II se refere ao projeto que será elaborado para o trabalho de graduação final II. Sabe-se que todos os setores da área hospitalar dão o suporte para que este setor funcione com excelência e tal relevância nos influenciam a pensar na real funcionalidade e importância deste ambiente no contexto hospitalar, a fim de validar a eficiência do objeto de estudo capaz de dar a devolutiva em roupas limpas, higienizadas e dentro dos padrões especificados pelo Ministério da Saúde. Palavras-Chaves: Lavanderia; infecção hospitalar; processamento de roupas; riscos ocupacionais.
Citação: Monografia apresentada ao Curso apresentado ao Curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Doctum de Caratinga, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo. Orientadores: Dr. Rogério Francisco Werly Costa; Me. Marine Luiza de Oliveira Mattos e Prof. Camila Silva.
Resumo: O presente trabalho apresenta a estrutura organizacional do setor da lavanderia do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora em Caratinga/MG, na qual envolve o processamento das roupas sujas que chegam até o setor e após limpas, são distribuídas em perfeitas condições de higiene e conservação. O HNSA atende 13 municípios da região e tem impacto positivo no atendimento de saúde. Esta monografia tem como justificativa a adequação das normas que organizam os setores da lavanderia e confecção do projeto arquitetônico que será aprovado para melhor qualidade nos atendimentos prestados com devolutiva das roupas limpas e com o controle de infecção adequado, além disso, a planilha orçamentária representa um grande desafio para a direção do hospital, sendo 90% dos atendimentos seres SUS, por ser instituição filantrópica e os 10% em consultas particulares, neste sentido, o desafio é adequar tal ambiente as normas necessárias com a falta de repasse de recursos financeiros do estado e de seis dos treze municípios no qual atende. Para que este objetivo seja alcançado, a metodologia I aplicada na execução deste trabalho compreende a revisão das normas do Ministério da Saúde, Manual de Lavanderia Hospitalar, ABNT NB 19 e da ANVISA, diálogo com os funcionários, profissionais arquitetos atuantes na área de projetos hospitalares e também com os consultores técnicos que representam as empresas fornecedoras de maquinário. Já a metodologia II se refere ao projeto que será elaborado para o trabalho de graduação final II. Sabe-se que todos os setores da área hospitalar dão o suporte para que este setor funcione com excelência e tal relevância nos influenciam a pensar na real funcionalidade e importância deste ambiente no contexto hospitalar, a fim de validar a eficiência do objeto de estudo capaz de dar a devolutiva em roupas limpas, higienizadas e dentro dos padrões especificados pelo Ministério da Saúde. Palavras-Chaves: Lavanderia; infecção hospitalar; processamento de roupas; riscos ocupacionais.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/3420
Aparece nas colecções:Arquitetura e Urbanismo

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II.pdf2.45 MBAdobe PDFVer/Abrir
MONOGRAFIA - LAVANDERIA DO HNSA.docx6.07 MBMicrosoft Word XMLVer/Abrir
doc04936620200131211510.pdf165.26 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.