Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/70
Título: A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL PARA ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autores: SANTOS JÚNIOR, JAMIRIO FRANCINO DOS
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Avaliação da Aprendizagem. Processo de Ensino e Aprendizagem
Data: 11-Nov-2018
Citação: Artigo científico apresentado ao Curso de Pedagogia das Faculdades Unificadas de Teófilo Otoni, como requisito para aprovação na disciplina TCC II, orientado pela Profª. MSc. Maria Lúcia Viana do Prado. Área de Concentração: Educação Especial.
Resumo: O presente artigo tem como proposta dialogar sobre as possibilidades de avaliação da aprendizagem dos alunos público-alvo da educação especial nas escolas regulares, tendo como foco de discussão os alunos dos Anos Iniciais da Educação Básica. Objetiva-se através de uma revisão bibliográfica acerca da temática, suscitar os diálogos com linhas de trabalho que apontam para estratégias metodológicas de avaliar diferenciadas dinâmicas e contextualizadas, de acordo com os ritmos e condições de aprendizagem dos educandos, visando, assim, a disseminação de novas concepções avaliativas que rompam com o modelo tradicional de avaliar que tem se perpetuado na escola. Assim, após estas reflexões acerca desse processo avaliativo, tem-se como perspectiva a inserção de novos caminhos avaliativos de acordo com as necessidades educacionais especiais dos educandos. A partir das inferências elaboradas ao longo do desenvolvimento desde trabalho, percebe-se a necessidade de se estabelecer nos espaços escolares na perspectiva da educação especial estratégias avaliativas que compreendam o educando como sujeito aprendente e parte do processo de ensino aprendizagem, haja vista a oportunização do seu protagonismo e desenvolvimento de aspectos cognitivos que possam ser mediados através da instrumentalização de práticas avaliativas inovadoras para os educandos do 1º ao 5º ano da rede regular de ensino. A complexibilidade do ato avaliativo requer análises minuciosas acerca da sua realização, uma vez que seu sentido diagnóstico e qualitativo não pode ser desvinculado da sua ação no ambiente escolar, buscou-se com este trabalho resgatar essa concepção de uma avaliação formativa e mediadora para os alunos da Educação Especial nas redes regulares de ensino.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/70
Aparece nas colecções:PEDAGOGIA

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
JAMIROJUNIOR.pdf828.31 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.