Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/5072
Título: DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO: ARQUITETURA PARA UM CENTRO DE APOIO A CRIANÇAS COM TDAH E AUTISMO INFANTIL
Autores: LUIZ, GABRIELA JANE CAMILO
Palavras-chave: TDAH
autismo
arquitetura inclusiva
neuroarquitetura
psicologia sensorial
Data: 11-Dez-2024
Citação: Monografia apresentada ao curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Doctum de João Monlevade, como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo. Orientador: Prof. Dr. Rogério Francisco Werly Costa.
Resumo: This thesis explores the intersection of architecture, sensory psychology, and support for children with ADHD and autism, focusing on a site located in the city of Barão de Cocais, Minas Gerais, Brazil. The research aims to develop an architectural preliminary design for a support center, emphasizing the creation of an inclusive space tailored to the sensory needs of these children, fostering socialization and well-being. The proposal for a support center for children with ADHD and autism in Barão de Cocais, offering specialized and inclusive services, is a step towards creating an environment that promotes the socialization and development of these children. In addition to discussing local legislation and history, the study includes site analysis, topographic and climatic surveys, as well as photographic documentation of the surroundings. Such a center would not only meet local needs but also positively impact the city by raising awareness of these disorders and encouraging social inclusion. Designed to maximize comfort and safety, the space would enhance the quality of life for families and the community as a whole.
Descrição: Este trabalho de conclusão de curso explora a interseção entre arquitetura, psicologia sensorial e apoio a crianças com TDAH e autismo, tendo como objeto de estudo um terreno localizado na cidade de Barão de Cocais/MG. A pesquisa visa desenvolver um anteprojeto arquitetônico de um centro de apoio, enfatizando a criação de um espaço inclusivo e adaptado às necessidades sensoriais dessas crianças, promovendo a socialização e o bem-estar. A proposição de um centro de apoio a crianças com TDAH e autismo em Barão de Cocais, com atendimento especializado e inclusivo, é medida capaz de propor um ambiente que favorece a socialização e o desenvolvimento dessas crianças. Além de discutir a legislação e a história local, o estudo inclui uma análise do terreno, levantamento topográfico e climático, e um levantamento fotográfico do entorno. Esse tipo de centro não apenas atenderia às necessidades locais, mas também impactaria positivamente a cidade, gerando conscientização sobre os transtornos e incentivando a inclusão social. Com um espaço projetado para maximizar o conforto e a segurança, ele contribuiria para a melhoria da qualidade de vida das famílias e da comunidade como um todo.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5072
Aparece nas colecções:ARQUITETURA E URBANISMO

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
DESENVOLVIMENTO E INCLUSÃO.pdf21.83 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.