Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/123456789/5205
Título: Arquitetura e Educação Infantil: O Impacto na Funcionalidade e Bem-Estar em Creches Públicas Brasileiras
Autores: Santiago, Ana Cristina Coelho Abdalla Oliveira
Palavras-chave: Educação Infantil
Arquitetura Escolar
Sustentabilidade
Creches
Data: 10-Dez-2024
Citação: Professor Orientador: Victor Hugo Godoy do Nascimento
Resumo: The study addresses the historical evolution and importance of school architecture, with a specific focus on the construction of the new building of the Creche Municipal Leila de Mello Fávero, in Juiz de Fora, MG. The research emphasizes the need to adapt the infrastructure of daycare centers to the contemporary demands of early childhood education, ensuring safe, accessible and sustainable environments. Initially, daycare centers were merely welfare, but over time, they came to be recognized as fundamental for the integral development of children. The project proposes a new architectural design for the existing daycare center, following guidelines from the Ministry of Education (MEC) and incorporating principles of sustainability and universal design. The methodology includes theoretical research, diagnostic analysis of current infrastructure and development of an architectural proposal that meets pedagogical and community needs. The new proposal aims to create a space that harmonizes functionality, accessibility and sustainability, contributing to the quality of early childhood education in the region.
Descrição: O estudo aborda a evolução histórica e a importância da arquitetura escolar, com foco específico na construção da nova edificação da Creche Municipal Leila de Mello Fávero, em Juiz de Fora, MG. A pesquisa enfatiza a necessidade de adaptar a infraestrutura das creches às demandas contemporâneas de educação infantil, garantindo ambientes seguros, acessíveis e sustentáveis. Inicialmente, as creches eram meramente assistenciais, mas ao longo do tempo, passaram a ser reconhecidas como fundamentais para o desenvolvimento integral das crianças. O projeto propõe uma nova concepção arquitetônica para a creche existente, seguindo diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e incorporando princípios de sustentabilidade e design universal. A metodologia inclui pesquisa teórica, análise diagnóstica da infraestrutura atual e desenvolvimento de uma proposta arquitetônica que atenda às necessidades pedagógicas e comunitárias. A nova proposta visa criar um espaço que harmonize funcionalidade, acessibilidade e sustentabilidade, contribuindo para a qualidade da educação infantil na região.
URI: http://hdl.handle.net/123456789/5205
Aparece nas colecções:Arquitetura e Urbanismo

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