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O trabalho acadêmico visa apresentar uma solução para possibilitar a pavimentação entre o km 110,5 e o km 118 da BR-474. O trecho está localizado em uma área de reserva particular do patrimônio natural (RPPN), área protegida por leis que dificultam a pavimentação. Visando conforto e segurança para os usuários dessa via, que é utilizada para diversos fins, foi elaborado o estudo desse novo traçado, tendo inicio no km 110,5 sentido Ipanema-Caratinga com a extensão de 7,4 quilômetros, provocando o menor impacto possível ao meio ambiente e solucionando esse problema. O novo traçado tem aproximadamente a mesma distância do percurso existente, porém, a obtenção das licenças obrigatórias para sua execução não será problema, o órgão ambiental competente (Supram) condicionou a liberação das licenças à construção dessa variante, este não passará dentro do perímetro da reserva, e possuirá um estudo de impactos ambientais que indicará soluções para a recomposição das áreas degradadas devido ao corte de árvores, e a remoção de solo para a construção da pista de rolagem. Palavras-chave: Pavimentação, viabilidade, novo traçado, custos. |
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