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Hoje devido à competitividade do mercado da construção civil, as margens de lucros das construtoras reduziram, com o propósito de garantir a competitividade. Há um tempo atrás as construtoras possuíam margens de lucro que podem ser vistas hoje como margens confortáveis, onde absorviam os custos acrescidos nos projetos sem colocar em risco a viabilidade destes e ainda assim garantiam lucros para as construtoras. Atualmente estas margens de lucro são bem menores e não tem o potencial de absorver os custos a mais que o estimado. Podendo ser consideradas a linha divisória da viabilidade ou inviabilidade do projeto. Assim aumenta a necessidade de engenheiros civis adotarem estratégias e técnicas que reduzam os riscos de custos serem acrescidos em seus projetos. É neste contexto que o trabalho foi elaborado com a finalidade de comprovar que a etapa preliminar (planejamento e serviços preliminares) quando executada de forma devida, pode ser adotada como estas estratégias e técnicas que engenheiros necessitam em seus projetos, para evitar atrasos e custos a mais que o estimado. Para isto serão calculados os dias de atrasos e custos acrescidos pela omissão de planejamento e sondagem (serviço preliminar) em uma fundação. Palavras chave: Planejamento, serviços preliminares, custos acrescidos, atraso. |
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