Abstract:
Analisar os índices de turnover em uma microempresa do segmento de call center, bem como, identificar os fatores causadores da rotatividade de pessoas. Ressalta, através de embasamentos bibliográficos, a importância de se medir os indicadores e de se entender a fundo o assunto que aqui se estuda. Comprova, pelo meio do estudo de caso, que a empresa passa por muitas dificuldades, como gastos excessivos com rescisões de contrato e queda de desempenho, desta forma, orienta os gestores a reavaliar as metodologias utilizadas nos processos seletivos, treinamentos e formação de pessoas. Foi empregada como metodologia de pesquisa a analise bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Apresenta como principais fatores causadores do turnover, a insatisfação dos colaboradores com a remuneração e os benefícios, a excessiva pressão por metas e o tipo de liderança exercida. O setor de call center, possui a peculiaridade de ser o primeiro emprego de muitas pessoas, assim a pesquisa constata que o perfil dos funcionários desta organização é um fator determinante no resultado. Justifica a relevância de ser realizada, devido aos altos índices de rotatividade característicos no setor de call center e prova que as ações corretas e investimentos nesta área, podem contribuir muito para redução deste problema.