Description:
Este trabalho busca destacar a importância da leitura literária infantil no processo de formação do leitor crítico. As pesquisas realizadas mostram que, nesse sentido, a Literatura Infantil é um caminho possível para levar a criança a desenvolver a imaginação, as emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Busca-se, aqui,identificar quais são as contribuições e impactos do trabalho com a leitura literária,desde a primeira infância, no processo de formação de leitores, e se há um diferencial dessas contribuições e impactos, entre o trabalho realizado ou não realizado ao longo da escolarização na vida adulta. Essas reflexões são pautadas, em artigos de autores comoAbramovich (1997), Evangelista (2001), Lajolo (1998) e Zilberman (2003), com cujo apoio discutiremos tópicos tais como pensar a Literatura na Educação Infantil, como compreendê-la e organizá-la nas escolas, e como determinar as ações pedagógicas cabíveis, para inserir a leitura de modo prazeroso e eficaz no cotidiano das crianças.