Description:
A aquisição da linguagem oral começa desde cedo. É uma aprendizagem relacionada ao convívio familiar, aos amigos e outras pessoas e acontece em diferentes espaços físicos, principalmente na educação infantil. Neste ambiente escolar, as crianças aprendem a se comunicar de forma mais clara e expressiva; desenvolvem a escuta e as habilidades de comunicação, em diferentes contextos, e ampliam gradativamente o seu repertório. Desta forma, este trabalho busca conhecer a organização do trabalho pedagógico em diferentes contextos da escola de Educação Infantil e verificar a sua contribuição para aquisição e desenvolvimento da linguagem oral. O estudo realizado é de natureza qualitativa e tomamos como sujeitos da pesquisa uma turma da rede pública de ensino, do município de Serra. Os teóricos que usamos como base são Jobim e Souza (1994), Kishimoto (1999) e Oliveira (2008). Dentre os resultados obtidos, podemos perceber que os profissionais daescola se organizam e têm a intencionalidade de desenvolver a linguagem oral das crianças. Estimulam, motivam, desafiam e buscam ampliar o repertóriooral das crianças, por meio de projetos e, principalmente, de brincadeiras.