DSpace Repository

LINGUAGEM ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES AO TRABALHO PEDAGÓGICO

Show simple item record

dc.contributor.author OLIVEIRA, JULIANA KAREN SOARES DE
dc.contributor.author SILVA, CLÉRIA BROEDEL DA
dc.date.accessioned 2019-05-27T23:17:28Z
dc.date.available 2019-05-27T23:17:28Z
dc.date.issued 2018-12-10
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de Curso submetido à FaculdadesDoctumdeSerra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Prof.ª. Ms.Maria, das Dôres Santos Silva. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1334
dc.description A aquisição da linguagem oral começa desde cedo. É uma aprendizagem relacionada ao convívio familiar, aos amigos e outras pessoas e acontece em diferentes espaços físicos, principalmente na educação infantil. Neste ambiente escolar, as crianças aprendem a se comunicar de forma mais clara e expressiva; desenvolvem a escuta e as habilidades de comunicação, em diferentes contextos, e ampliam gradativamente o seu repertório. Desta forma, este trabalho busca conhecer a organização do trabalho pedagógico em diferentes contextos da escola de Educação Infantil e verificar a sua contribuição para aquisição e desenvolvimento da linguagem oral. O estudo realizado é de natureza qualitativa e tomamos como sujeitos da pesquisa uma turma da rede pública de ensino, do município de Serra. Os teóricos que usamos como base são Jobim e Souza (1994), Kishimoto (1999) e Oliveira (2008). Dentre os resultados obtidos, podemos perceber que os profissionais daescola se organizam e têm a intencionalidade de desenvolver a linguagem oral das crianças. Estimulam, motivam, desafiam e buscam ampliar o repertóriooral das crianças, por meio de projetos e, principalmente, de brincadeiras. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Brincadeiras pt_BR
dc.subject Linguagem oral pt_BR
dc.title LINGUAGEM ORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSIDERAÇÕES AO TRABALHO PEDAGÓGICO pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account