Description:
A fim de refletir sobre a formação do docente que atua na classe hospitalar, em especial o Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória, o presente artigo apresenta referenciais teóricos que abordam a formação de professores, bem como o conhecimento das leis que amparam a criança e/ou adolescente hospitalizado. É também aborda, brevemente, a história da classe hospitalar. O estudo é de caráter qualitativo exploratório. Com base na entrevista semiestruturada, foram entrevistados cinco professores que atuam na classe hospitalar do hospital citado. Este profissional atua diretamente com a mediação do conhecimento, porém num contexto distante do da sala de aula. Para isso, os docentes devem estar preparados para atender as particularidades de cada hospitalizado. Com base na preparação desse profissional, o presente artigo visa refletir sobre a/as formação/formações dos docentes que atuam nesse contexto, em especial no hospital em tela, levando em consideração os motivos de escolha pela atuação neste espaço desafiador pois coloca-se frente aos indivíduos fragilizados por seu estado clínico.