dc.description |
Esse artigo teve como objetivo compreender como ocorre o processo de transição das crianças da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, e como a criança do Ensino Fundamental de seis anos é atendida em suas especificidades, focando nos primeiros e segundos anos das séries iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa é de natureza qualitativa e foi realizada em uma escola pública no município de Serra /ES, a coleta de dados foi através de uma entrevista semi- estruturada realizada com os professores, crianças, pais e por observações em sala de aula e das narrativas dos participantes. O que nos ajudou a compreender e verificar se isso realmente ocorre e quais as medidas estão sendo tomadas para garantir uma adaptação adequada as crianças que vem do CMEI. Este artigo teve como aporte para a fundamentação teórica, ARIES (1978), VYGOTSKY (2006), SAVIANI (2012). Conclui-se que existe um impacto no processo de transição da educação infantil para o ensino fundamental, e que esse impacto realmente existe, porém durante os quatros primeiros meses, quando as crianças começam a se interagir e compreender que estão ingressadas em uma nova realidade de suas vidas e assim se sentem adaptadas para darem prosseguimento ao seu desenvolvimento escolar. |
pt_BR |