DSpace Repository

TECNOLOGIA ASSISTIVA: PERCEPÇÕES, APROPRIAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR VOLTADAS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

Show simple item record

dc.contributor.author SALES, CLEIDIANA RIBEIRO
dc.contributor.author MARTINS, CONCEIÇÃO ROSA FERRAZ
dc.contributor.author FERREIRA, GRASIELE SICUTE
dc.date.accessioned 2019-05-28T16:00:27Z
dc.date.available 2019-05-28T16:00:27Z
dc.date.issued 2018-07-05
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Vasti Gonçalves de Paula pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1340
dc.description O presente texto tem como objetivos verificar como as escolas tem percebido, se apropriado e trabalhado com a Tecnologia Assistiva-TA; identificar, no contexto das escolas, se as necessidades e demandas específicas de estudantes com deficiência física com severos comprometimentos motores e de fala tem sido atendidas e refletir sobre as contribuições do uso da TA no acesso ao ensino e aprendizagem. A pesquisa é de natureza qualitativa. Optamos por esta, pela possibilidade de nos relacionarmos diretamente com o meio natural a ser pesquisado e por poder analisarmos o possível problema processualmente. Os sujeitos participantes do estudo foram uma coordenadora, uma diretora, uma professora, uma pedagoga, o pai da aluna e uma aluna com paralisia cerebral de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Serra, Espírito Santo. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação, entrevistas e questionários. Os principais teóricos utilizados no texto foram Rodrigues (2013); Filho (2009); Giroto (2012) e Mesquita (2015). Dentre os resultados, destacamos a ausência de reais tentativas dos profissionais para utilizar a TA com a aluna pesquisada, privando-a desse modo, de acessar o currículo escolar, como os demais alunos da classe. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Tecnologia Assistiva pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Deficiência física pt_BR
dc.title TECNOLOGIA ASSISTIVA: PERCEPÇÕES, APROPRIAÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO ESCOLAR VOLTADAS AO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA FÍSICA pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account