dc.contributor.author |
MANOEL, JAQUELINE FERNANDES |
|
dc.contributor.author |
ALMEIDA, RAQUEL GOMES DE |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-28T16:34:04Z |
|
dc.date.available |
2019-05-28T16:34:04Z |
|
dc.date.issued |
2018-07-04 |
|
dc.identifier.citation |
Artigo Científicoapresentado à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serracomo requisito parcial para obtenção do grau de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: ProfªDrª. Karla Veruska Azevedo. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/1343 |
|
dc.description |
A presente pesquisa objetivou identificar apercepçãoacercadacontribuiçãodos jogos e dobrincarnoprocessodeensinoeaprendizagemdaEducaçãoInfantil a partir da visãodosprofissionais. A pesquisa é de natureza qualitativa, com caráter descritivo, tendo sido realizada por meio de uma pesquisa de campo em uma escola particular da cidade de Serra/ES. Buscou-se embasamento teórico nas obras de Brougere (2002), Kishimoto (1994) e Vygotsky (1998), que abordam o brincar como facilitador da aprendizagem no ambiente escolar. Utilizamos como instrumentos de coleta a observação participante e entrevistas semiestruturadas com professores e alunos, sendo que com os alunos consideramos suas expressões, também, por meio lúdico, com o objetivo de avaliar os alunos realizamos uma brincadeira “Escravo de Jó”, para identificar as percepção acerca da construção do saber através da aplicação de brincadeira na Educação Infantil. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
brincar |
pt_BR |
dc.subject |
desenvolvimento cognitivo |
pt_BR |
dc.subject |
desenvolvimento social |
pt_BR |
dc.title |
CONTRIBUIÇÕES DO BRINCAR NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEME DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇANA EDUCAÇÃO INFANTIL |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |