DSpace Repository

ESCOLA, EDUCAÇÃO E FAMÍLIA: ENTRELAÇANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Show simple item record

dc.contributor.author PEREIRA, JHESSICA BALDAN
dc.contributor.author RÉBULI, TALITA RIBEIRO
dc.date.accessioned 2019-05-28T16:41:32Z
dc.date.available 2019-05-28T16:41:32Z
dc.date.issued 2018-07-04
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Draª Ana Cristina Machado de Oliveira pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1344
dc.description A família é uma parte fundamental em todo processo escolar de uma criança, principalmente na etapa da alfabetização. Atualmente em nossa sociedade é comum presenciar a falta de atenção e participação da família nesse processo, e ao mesmo tempo a família se questiona o porquê da escola não dar a total abertura para essa interação. A motivação principal para essa pesquisa foi através de nossas vivências em estágios na rede pública de Ensino Fundamental I, onde presenciamos diversas vezes como a falta da participação da família reflete negativamente na vida do aluno e na didática do Professor. O problema central pretende investigar a seguinte questão: Como a família pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem dos alunos que iniciam sua alfabetização no Ensino Fundamental I? Realizamos uma pesquisa bibliográfica de cunho quali-quantitativo onde aplicamos questionários aos pais dos alunos do primeiro e segundo ano da escola pesquisada e entrevistas com Professores, Pedagogas e Diretora da escola. A pesquisa tem por objetivo apresentar como resultado, que a relação família-escola é de extrema importância na construção da vida escolar da criança, principalmente na fase da alfabetização, e que esse acompanhamento pode refletir positivamente em várias etapas da vida. Os principais autores que tomamos como referência foram Bernard Lahire, Maria Rita Kehl, Lev Semyonovich, Paulo Freire, e Vygotsky. No decorrer do trabalho serão apresentados pontos de vista e depoimentos de pais e equipe pedagógica da escola pesquisada e assim mostrar de forma ampla os benefícios dessa parceria quando trabalham conjuntamente de forma eficaz. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Família pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Alfabetização e Processo de ensino e aprendizagem pt_BR
dc.title ESCOLA, EDUCAÇÃO E FAMÍLIA: ENTRELAÇANDO O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account