DSpace Repository

AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Show simple item record

dc.contributor.author FIGUEIREDO, JOELMA PINHEIRO
dc.contributor.author COSTA, JULIANA PEREIRA
dc.contributor.author DIAS, SYNTHIA LOPES
dc.date.accessioned 2019-05-28T16:45:49Z
dc.date.available 2019-05-28T16:45:49Z
dc.date.issued 2018-07-05
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de Curso submetido à Faculdade Doctum de Pedagogia da Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: Profª Drª Vasti Gonçalves de Paula pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1345
dc.description O artigo em tela tem como objetivos conhecer e refletir sobre a organização e desenvolvimento das práticas pedagógicas propostas pelos professores, considerando os alunos com autismo no contexto da sala de aula comum e na sala de recursos e identificar e refletir sobre os desafios e as possibilidades encontradas pelos professores na proposição da ação educativa com alunos com autismo, no contexto da sala de aula. A problemática central do estudo considera o desafio na inclusão de crianças com deficiência, especialmente as que têm autismo, em escolas do ensino regular. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa e se constituiu por uma pesquisa de campo realizada em uma escola do Ensino Fundamental I, localizada no município de Serra, Região Metropolitana de Vitória, Espírito Santo. Os sujeitos participantes do estudo foram dois professores um da sala comum e o outro professor da sala de recursos.Como instrumentos de coleta de dados utilizamos a observação e o questionário semiestruturado, com questões abertas e fechadas. Os autores com os quais dialogamos foram Bosa (2002); Rodrigues e Spencer (2010); Cunha (2014); Gikovate (2009); Sassaki (2006) e Mitter (2003). Dentre os resultados da pesquisa, destacamos que a inclusão na escola não ocorre de forma efetiva, o que existe é um trabalho fragilizado dos professores de educação especial, resultado da falta de formação continuada, inadequação física da escola, falta de recursos materiais e, principalmente, de práticas pedagógicas eficazes para promover a aprendizagem, a interação e a socialização do aluno com autismo. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva pt_BR
dc.subject Autismo pt_BR
dc.subject Estratégias de ensino pt_BR
dc.title AUTISMO E INCLUSÃO ESCOLAR: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account