dc.description |
O artigo em tela tem como objetivos conhecer e refletir sobre a organização e desenvolvimento das práticas pedagógicas propostas pelos professores, considerando os alunos com autismo no contexto da sala de aula comum e na sala de recursos e identificar e refletir sobre os desafios e as possibilidades encontradas pelos professores na proposição da ação educativa com alunos com autismo, no contexto da sala de aula. A problemática central do estudo considera o desafio na inclusão de crianças com deficiência, especialmente as que têm autismo, em escolas do ensino regular. A pesquisa realizada é de natureza qualitativa e se constituiu por uma pesquisa de campo realizada em uma escola do Ensino Fundamental I, localizada no município de Serra, Região Metropolitana de Vitória, Espírito Santo. Os sujeitos participantes do estudo foram dois professores um da sala comum e o outro professor da sala de recursos.Como instrumentos de coleta de dados utilizamos a observação e o questionário semiestruturado, com questões abertas e fechadas. Os autores com os quais dialogamos foram Bosa (2002); Rodrigues e Spencer (2010); Cunha (2014); Gikovate (2009); Sassaki (2006) e Mitter (2003). Dentre os resultados da pesquisa, destacamos que a inclusão na escola não ocorre de forma efetiva, o que existe é um trabalho fragilizado dos professores de educação especial, resultado da falta de formação continuada, inadequação física da escola, falta de recursos materiais e, principalmente, de práticas pedagógicas eficazes para promover a aprendizagem, a interação e a socialização do aluno com autismo. |
pt_BR |