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A cultura racista presente na sociedade de forma velada causa perdas irreversíveis à população negra, tanto no que tange a questão subjetiva quanto a material, uma vez que as oportunidades não se assemelham quando confrontados com os nãos negros. O objetivo desse trabalho é fazer uma investigação em um CMEI do município de Serra-ES, em como se dá a desconstrução do racismo na educação infantil quando esse se apresenta no ambiente, justificada pela necessidade de incitar desde a infância o respeito às diversidades presentes nos vários núcleos a qual ela está inserida. A abordagem utilizada é qualitativa e quantitativa de cunho descritivo e exploratório, através de questionários, e um trabalho de observação direcionado ao próprio objeto dessa pesquisa, além de uma entrevista com a direção da instituição em estudo. Foi averiguado ao final da pesquisa que trabalhar a questão do racismo por meio de ações pedagógicas torna o ambiente mais leve e sociável, e que a instituição em estudo leva em consideração esses valores, bem como o corpo docente que, conhece a legislação e práticas pedagógicas destinadas ao combate à discriminação racial, desde o processo de formação inicial, e se estende as formaçoes continuadas e pesquisas na internet. |
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