Description:
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre os processos de inclusão escolar de alunos com deficiência no contexto da escola comum considerando as práticas pedagógicas desenvolvidas para o ensino, aprendizagem e avaliação de alunos com deficiência nas Séries Iniciais. Conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto das escolas pesquisadas e refletir sobre os impactos das ações de formação continuada no que diz respeito aos desafios e possibilidades apontadas pelos professores quanto à inclusão de alunos com deficiência.A pesquisa é de natureza qualitativa e como instrumento de coleta de dados utilizamos a observação no contexto pesquisado de alunos com e sem deficiência e seus professores, assim como a aplicação de um questionário, com intenção de entendermos como esse processo de inclusão vem acontecendo em duas escolas de Séries iniciais, uma privada e outra pública, localizadas em Serra/ES. O diálogo teórico foi realizado com Correia (2006), Menenguci (2012) e Ruiz (2015). Dentre os resultados do estudo destacamos que a inclusão ainda se encontra em um processo lento de evolução, encontrando diversas barreiras estruturais e sociais para a sua efetivação.