Description:
A profissão docente tem seu papel primordial na aquisição de um saber voltado para uma realização integral do sujeito, em uma perspectiva pessoal e interpessoal, na integração de uma pedagogia de liberdade em busca de novas perspectivas em uma sociedade que enfrentou e tem enfrentado tantas adversidades na realização deste trabalho. Neste sentido, falar sobre a (des) valorização do trabalho docente significa refletir quais são as causas deste mal que assola o trabalho educacional neste país e também identificar possibilidades para melhoria do trabalho docente a se realizar. O objetivo deste trabalho é compreender a concepção dos professores sobre o que leva a (Des) valorização do trabalho docente. Metodologogicamente trata-se Bibliográfica e Descritiva, optando-se pela Pesquisa de Opinião que foi realizada com 25 professores de várias instâncias educativas, sob o olhar de uma pesquisa Bibliográfica e Descritiva, optando-se pela Pesquisa de Opinião como norte para a análise dos dados. Os resultados apontam, principalmente, como desvalor ao trabalho docente baixos salários e estruturas precárias de ensino, e como valor a participação da família no ambiente escolar, remuneração adequada e formação continuada como instrumentos de incentivo a realização de um trabalho de alta qualidade. Todas as respostas nos levaram a construir grupos de respostas que nos levaram a compreender como ocorrem os sentimentos e a visão dos docentes atuantes na área.