DSpace Repository

PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A (DES)VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: relatos profissionais

Show simple item record

dc.contributor.author DIAS, CLAUDINÉIA DA SILVA FERREIRA
dc.contributor.author QUINTINO, PATRÍCIA COSTA
dc.contributor.author REIS, PATRÍCIA DA PENHA BURGARELLI PANCIERI
dc.date.accessioned 2019-05-29T16:43:18Z
dc.date.available 2019-05-29T16:43:18Z
dc.date.issued 2017-12-14
dc.identifier.citation Trabalho de Conclusão de Cursosubmetido à Faculdade de Pedagogia das Faculdades Doctum de Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: ProfªDrª Ana Cristina Machado de Oliveira. pt_BR
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/123456789/1367
dc.description A profissão docente tem seu papel primordial na aquisição de um saber voltado para uma realização integral do sujeito, em uma perspectiva pessoal e interpessoal, na integração de uma pedagogia de liberdade em busca de novas perspectivas em uma sociedade que enfrentou e tem enfrentado tantas adversidades na realização deste trabalho. Neste sentido, falar sobre a (des) valorização do trabalho docente significa refletir quais são as causas deste mal que assola o trabalho educacional neste país e também identificar possibilidades para melhoria do trabalho docente a se realizar. O objetivo deste trabalho é compreender a concepção dos professores sobre o que leva a (Des) valorização do trabalho docente. Metodologogicamente trata-se Bibliográfica e Descritiva, optando-se pela Pesquisa de Opinião que foi realizada com 25 professores de várias instâncias educativas, sob o olhar de uma pesquisa Bibliográfica e Descritiva, optando-se pela Pesquisa de Opinião como norte para a análise dos dados. Os resultados apontam, principalmente, como desvalor ao trabalho docente baixos salários e estruturas precárias de ensino, e como valor a participação da família no ambiente escolar, remuneração adequada e formação continuada como instrumentos de incentivo a realização de um trabalho de alta qualidade. Todas as respostas nos levaram a construir grupos de respostas que nos levaram a compreender como ocorrem os sentimentos e a visão dos docentes atuantes na área. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject educação pt_BR
dc.subject formação docente pt_BR
dc.subject valor e des-valor profissio pt_BR
dc.title PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A (DES)VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: relatos profissionais pt_BR
dc.type Other pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account