dc.contributor.author |
DIAS, CLAUDINÉIA DA SILVA FERREIRA |
|
dc.contributor.author |
QUINTINO, PATRÍCIA COSTA |
|
dc.contributor.author |
REIS, PATRÍCIA DA PENHA BURGARELLI PANCIERI |
|
dc.date.accessioned |
2019-05-29T16:43:18Z |
|
dc.date.available |
2019-05-29T16:43:18Z |
|
dc.date.issued |
2017-12-14 |
|
dc.identifier.citation |
Trabalho de Conclusão de Cursosubmetido à Faculdade de Pedagogia das Faculdades Doctum de Serra como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Pedagogia. Orientadora: ProfªDrª Ana Cristina Machado de Oliveira. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://hdl.handle.net/123456789/1367 |
|
dc.description |
A profissão docente tem seu papel primordial na aquisição de um saber voltado para uma realização integral do sujeito, em uma perspectiva pessoal e interpessoal, na integração de uma pedagogia de liberdade em busca de novas perspectivas em uma sociedade que enfrentou e tem enfrentado tantas adversidades na realização deste trabalho. Neste sentido, falar sobre a (des) valorização do trabalho docente significa refletir quais são as causas deste mal que assola o trabalho educacional neste país e também identificar possibilidades para melhoria do trabalho docente a se realizar. O objetivo deste trabalho é compreender a concepção dos professores sobre o que leva a (Des) valorização do trabalho docente. Metodologogicamente trata-se Bibliográfica e Descritiva, optando-se pela Pesquisa de Opinião que foi realizada com 25 professores de várias instâncias educativas, sob o olhar de uma pesquisa Bibliográfica e Descritiva, optando-se pela Pesquisa de Opinião como norte para a análise dos dados. Os resultados apontam, principalmente, como desvalor ao trabalho docente baixos salários e estruturas precárias de ensino, e como valor a participação da família no ambiente escolar, remuneração adequada e formação continuada como instrumentos de incentivo a realização de um trabalho de alta qualidade. Todas as respostas nos levaram a construir grupos de respostas que nos levaram a compreender como ocorrem os sentimentos e a visão dos docentes atuantes na área. |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
educação |
pt_BR |
dc.subject |
formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
valor e des-valor profissio |
pt_BR |
dc.title |
PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE A (DES)VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO: relatos profissionais |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |