Description:
Este artigo buscou identificar o funcionamento da oferta educacional dentro do
sistema prisional do Espírito Santo a partir do ponto de vista institucional, tendo em
vista a impossibilidade de acesso aos profissionais da educação e apenados que
participam do processo educativo nesse espaço. A fundamentação teórica traz
informações acerca da legislação pertinente ao tema, das diretrizes que conduzem o
funcionamento das salas de aula dentro dos presídios e em que contexto foram
instituídas. Apresenta dados divulgados pelo Sistema Integrado de Informações
Penitenciárias do Ministério da Justiça que indicam o Brasil com a quarta população
carcerária do mundo, e para conhecer a realidade do Espírito Santo a pesquisa
buscou informações no Plano Estadual de Educação nas Prisões do Espírito Santo
(2012) e da Sub Gerência de Educação nas Prisões do Estado. O estudo realizado
nos levou à conclusão de que a educação prisional é importante para os apenados
em seu processo de ressocialização, entretanto temos a consciência de que
obtivemos o olhar institucional da temática em tela. Entendemos que a educação no
cárcere, se considerada de forma adequada, tem a condição de mudar a vida de
muitos internos que não têm nenhuma perspectiva de vida social.