Description:
O presente artigo tem como objetivo observar e analisar as possibilidades e desafios da inclusão de uma criança com Síndrome de Down na educação infantil; identificar no contexto da educação infantil as práticas pedagógicas desenvolvidas para o sujeito com Síndrome de Down; verificar como são pensados e organizados os planejamentos pedagógicos para a turma na qual está matriculada uma criança com SD e conhecer como acontece processo de inclusão de uma criança com Síndrome de Down na educação infantil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso em um CMEI da rede pública de ensino do município de Serra. O foco da pesquisa é uma criança com Síndrome de Down do Grupo IV, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a professora regente, a pedagoga do turno e a estagiária que acompanha a criança. Os instrumentos etnográficos de coleta de dados foram à observação do cotidiano escolar, com registro em diário de campo. Como aporte teórico utilizamos Vygotsky (2001 e 2006) e seus interlocutores. Dentre os resultados encontrados destacamos que é necessário um olhar mais atento e diferenciado por parte dos profissionais da educação a esses alunos garantindo assim, uma educação de qualidade e procedimentos de ensino adequados aos portadores de síndrome de down.